GABRIEL A 6 NÃO DÁ SEM UM MÉDIO COM CARACTERÍSTICAS DEFENSIVAS

share on:

Desde que chegou ao Benfica, o médio Brasileiro tem sido o alvo de reações diferentes. Com Rui Vitória vimos um jogador com falta de ritmo, e com Bruno Lage, apareceu um super Gabriel.

Diria que a dupla Samaris e Gabriel foi a que lhe deu mais oportunidade para mostrar o seu potencial.

Enquanto que Gabriel descia entre linhas na primeira fase de construção, sabia que ao lado dele tinha Samaris que era um jogador já bem trabalhado nas rotinas defensivas.

Quando ele subia e arriscava, atrás dele tinha quem pudesse lutar para pelo menos condicionar a jogada.

Esta época, Jorge Jesus tenta fazer dele o que não é – um primeiro médio que ajuda a construir na primeira fase, e que também seja aquele que possa proteger os centrais.

No primeiro golo do Rangers na quinta-feira, isso ficou bem claro.

Numa jogada à entrada do meio campo do Benfica, Gabriel tinha todas as capacidades para ganhar aquele lance. Pelo menos, seguia com o jogador para o condicionar, ou então arriscava na falta. Perdeu o duelo, o que depois iniciou uma corrente de erros defensivos.

Aqui fica a imagem que mostra bem o posicionamento de Gabriel no passe que começa a jogada do golo. Com mais atenção e uma mentalidade mais defensiva consegue antecipar e condicionar esta jogada logo no início.

Ainda pior foi da maneira que Gabriel acabou a jogada.

Helton fez uma defesa tremenda, Vertgonhen perde no duelo aéreo, e no meio desta confusão toda, Gabriel encontra se a ver à entrada da área. Ele e o Chiquinho conseguem praticamente ficar parados do momento que a bola foi cruzada, até ao momento que o jogador do Rangers marca o golo.

Depois, uns dez minutos depois, ele é apanhado mais uma vez em contra pé.

O Benfica perde a bola na direita, ele encurta o espaço, e depois com um simples toque, fica para trás. Com o seu posicionamento, tinha tudo para ler melhor a jogada, mas como é hábito com ele em termos defensivos, arrisca no seu posicionamento, falta lhe aquele instinto defensivo, e com isso tudo, falta lhe um pouco de velocidade.

Quando ele acaba por derrubar o jogador adversário, já Chiquinho tinha ocupado o espaço vazio, o que nesse momento já nem precisa de fazer a falta.

Só quero realçar que até gosto do Gabriel, acho que tecnicamente é bom, e tem uma capacidade de passe e visão acima da média. Mas, quando se tenta inventar dá nestas coisas. O problema principalmente não é dele, é de quem o mete nessa posição. Gabriel para mim tem de ser titular com o plantel actual, mas precisa das peças corretas à sua volta para dar certo.

Tendo em conta as opções, Gabriel tem de jogar com Samaris ou então Weigl, dois jogadores que defensivamente podem proteger a linha defensiva. Infelizmente, o médio Grego não pode ir a jogo na fase de grupos da Liga Europa, e ao que tudo indica, Weigl tambem parece estar de saida.

Enquanto que eles não corrigirem este problema, muitos adeptos vão continuar apontar o dedo aos defesas, quando na realidade o problema começa em terrenos mais avançados.

share on:
Michael Gonçalves

Michael Gonçalves

Desde miúdo que o Benfica faz parte da minha vida. Sou Luso-Americano, mas tenho o coração em Portugal. Enquanto que o sonho de ser jogador profissional não deu certo, agora tento transmitir as minhas ideias e a minha paixão pelo Benfica em palavras. Na vida pode se trocar de mulher, mas nunca se troca de clube!