Os jogos internacionais já são uma coisa do passado, pelo menos por agora, e o Benfica hoje mede forças com o Santa Clara. Os insulares procuram a segunda vitória no campeonato, enquanto que os encarnados tentam continuar a invencibilidade.
Historicamente, o Benfica só perdeu um jogo contra o Santa Clara, e todos certamente lembram se bem desse jogo. Em 13 jogos oficiais, já lá vão 10 triunfos do Benfica, e dois empates.
Mesmo com a vantagem em confrontos diretos, Jorge Jesus ainda só foi uma vez a São Miguel como treinador do Benfica. A época passada, na piscina de São Miguel, não conseguimos ir além de um empate a um golo.
MOMENTO ATUAL
O QUE SE ESPERA
Desde Janeiro, a equipa Açoreana só perdeu dois jogos oficiais em casa. Um contra o Famalicão em Janeiro, e depois em Fevereiro contra o Braga. Com isso quero sublinhar que a equipa de Daniel Ramos é organizada, e mesmo tendo começado o campeonato com um empate, uma vitória, e duas derrotas, espera se um jogo difícil tendo em conta todos os fatores.
Na antevisão do jogo, Jorge Jesus confirmou que André Almeida está fora dos convocados, e que Otamendi e Lucas Verissimo iam para os Açores, mas não sabia das condições físicas dos dois. De lembrar que ambos jogaram na madrugada de sexta-feira em Argentina e no Brasil, e depois tiveram que fazer o percurso longo até São Miguel.
A ausência confirmada do Lucas Verissimo para o jogo em Kiev por causa da expulsão em Eindhoven pode facilitar a decisão de Jorge Jesus entre os dois.
É provável que faça alinhar uma defesa a quatro com Lucas Verissimo e Vertonghen no centro da defesa como se viu contra o Tondela, ou então uma defesa a três, com Morato juntando se a eles.
A equipa da casa tem vindo a jogar num sistema de 4-2-3-1 maior parte dos jogos, mas também já se viu um 4-2-1-3 na vitória em casa diante o Partizan, e até um 4-3-3 no empate em casa com o Moreirense.
Eles também tiveram jogadores atuar nas seleções, por isso algum cansaço não seria uma surpresa.
Nos dois jogos da época passada vimos esse tal 4-3-3, mas tendo em conta a média de quase dois golos contra por jogo no campeonato, não me admirava se apostassem no 4-2-3-1 mais compacto, e depois jogando no contra ataque.
Enquanto que o Benfica geralmente aposta no ataque posicional (media de 43.25% por partida), os insulares apresentam uma media de 24.75% de ataques posicionais.
O Benfica entra no jogo com a confiança bem alta, e sabendo que há um clássico em Alvalade, uma vitória ajudava a aumentar a vantagem no topo da tabela.
Espero um jogo em que o Benfica vai ter muita bola, e que vai ganhar, mas não vai ser fácil. Dos oito jogos oficiais esta época, o Benfica marcou dois golos em sete. Acho que podemos contar com mais dois golos, e com mexidas no eixo da defesa prováveis, um golo ou de contra ataque, ou de bola parada para a equipa de Daniel Ramos, o que não será suficiente para se livrarem de uma terceira derrota em cinco jogos no campeonato.