BARCELONA – BENFICA: DEPOIS DO APITO FINAL

share on:

Um empate sem golos no Camp Nou entre Barcelona em Benfica é o que fica para as estatísticas. Mas para a memoria, fica algo bem diferente.  

Antes do apito inicial, o Benfica sabia que uma vitoria seria o scenario perfeito, mas pelo menos tinham de evitar a derrota. Os três pontos deixavam as aguias a sonhar com a qualificação, enquanto sair derrotado ditavam o final do sonho da Liga dos Campeões.

Jorge Jesus optou por começar com André Almeida ao lado de Otamendi e Vertonghen, o que surpreendeu muitos. Mas certamente a maior surpresa apareceu no ataque, com Yaremchuk de início, e Darwin no banco.

Olhando para as dificuldades que o avançado ucraniano tem tido em marcar ultimamente, muitos esperavam Darwin para atacar a profundidade.

A equipa da casa entrou bem no jogo, a pressionar alto e com muito bola, o que era esperado.

Um golo madrugador iria dar uma tranquilidade à equipa de Xavi, só que por muita posse de bola que tiveram, esse golo não apareceu.

Vencendo o jogo em casa, os blaugranas podiam seguir viagem para Munique sabendo que o resultado final já não importava. O destino não quis assim.

Nos primeiros vinte minutos, só deu Barcelona. Sufocaram por completo os encarnados, e a reação à perda da bola foi incrível. O Benfica só conseguia sacudir a pressão com bolas longas, só que Yaremchuk muito sozinho não conseguia fazer muito.

Mesmo com tanta posse de bola, foi o Benfica que teve a oportunidade mais clara de golo na primeira parte.

Um cabeceamento de Yaremchuk aos 33 minutos após canto marcado por Everton infelizmente foi ao encontro de ter Stegen. Se a bola vai uns centímetros para um dos lados, provavelmente que a bola só parava no fundo da baliza.

O Benfica foi crescendo no jogo, com bola, e também no aspeto físico.

A segunda parte foi um pouco mais dividida, mesmo com o Benfica tendo menos posse de bola do que na primeira parte.

Por duas vezes, Depay e Dembele ameaçaram a baliza de Odysseas, so que pelo caminho encontrarem Otamendi. O internacional argentino esteve a um nível tão elevado na partida que sinceramente não me lembro de uma exibição semelhante no passado recente de um central do Benfica.

Frankie de Jong também teve uma oportunidade aos 67 minutos depois de ganhar nas alturas a André Almeida, só que Odysseas respondeu e sacudiu a bola para canto.

Com a vontade de quere resolver as contas neste jogo, o Barcelona foi arriscando nos minutos finais, o que lhes deixou desequilibrados na defesa.  

Tanto que num contra-ataque nos instantes finais, Darwin oferece praticamente um golo feito a Seferovic para confirmar os três pontos, e…

PONTO ALTO

Achei que podia escolher vários pontos altos, mas vou tentar ser direto e conciso com as escolhas.

Otamendi | Claramente o nota mais positiva deste jogo. Quando a coisa aperta, é preciso saber lidar com essa pressão, e assumir a responsabilidade. Nico foi mais do que isso.

Foi imperial a defender, fosse no ar, bolas rasteiras, ou até ter que dobrar os companheiros; ele aparecia sempre. Até aproveitou o espaço no meio-campo do Barcelona para levar a bola à entrada da área adversária, só que a recepção de Darwin não foi a melhor.

Foram muitos que duvidavam dele pelo seu passado, pela sua idade, e até por ser capitão. Mas se há um jogador no plantel que respira querer e ambição, é ele.

Fez uma exibição monstruosa, daquelas que ficam sempre na memória.

Grimaldo | Aqui temos mais um jogador que tem sido alvo de várias críticas no último ano, ou até mais. Ele é um defesa esquerdo que defensivamente não é muito forte, mas com um sistema de três centrais, dá lhe oportunidades para mostrar as suas capacidades ofensivas.

Em Barcelona, Grimaldo até esteve bem defensivamente na minha opinião. Atacar, ele foi mais uma opção para os encarnados, e por vezes, foi dos únicos que conseguia sair a jogar.

Com a entrada de Lazaro aos 69 minutos, o defesa espanhol passou a jogar numa posição mais avançada. Mesmo assim, continuou a ajudar nas tarefas defensivas, e quando aparecia a oportunidade, lá ia ele para o ataque.

Ele tem vindo a crescer de rendimento no último mês, e para o bem dele e do clube, espero que aquele golo na Taça de Portugal o possa dar confiança para os jogos difíceis e exigentes que se avizinham.

Sem Medo | Aos 80 minutos, com o jogo empatado a zero, e com o Barcelona a tentar o knockout, Jorge Jesus arriscou. Grimaldo saiu, para dar lugar a Seferovic.

O técnico portuguese claramente apostou na tentativa de poder segurar os ataques da equipa da casa, para depois tentar surpreender quando eles procuravam o golo da qualificação.

A ideia foi bem pensada, e a não ser um momento incrível na área do Barcelona, teria funcionado.

São várias as vezes que ouvimos críticas de jogar para empatar, jogar com medo, etc. A verdade é que Jorge Jesus pôs toda a carne no assador, e podia lhe ter saído caro, mas deveria lhe ter premiado com três pontos e não foi esse o caso.

Percebo a ideia de jogo, e até concordo, menos a titularidade de Yaremchuk, mas entendo o porquê.

Se Seferovic tivesse tido mais calma e uma cabeça fria no momento da decisão, estaríamos aqui a falar de três pontos importantíssimos, em vez de um empate que tem um sabor a derrota.

AGORA, MAIS A SÉRIO

Notei alguns momentos de frustração, até alguns jogadores que passaram ao lado do jogo, mas para mim fica uma nota negativa clara.

⚠️ Não Cair Na Tentação | De certeza que a reação de todos os Benfiquistas ao golo falhado por Seferovic foi quase toda a mesma. Foi frustrante? Claro. Estamos desanimados e revoltados? Sim.

De certeza que são vários os adjetivos que podemos usar para descrever aquele sentimento; mas acredito que não há uma pessoa neste mundo que esteja mais frustrado e desanimado do que o próprio Seferovic.  

Nós como adeptos não podemos cair na tentação de invadir as redes sociais do internacional suíço. Será que não aprendemos nada com a situação de Everton o ano passado?

Quando um jogador está bem, não são nesses momentos que precisam dos adeptos porque estão em alta. São nos momentos menos positivos que os adeptos precisam de lhes dar apoio e confiança, e tem de ser essa a nossa mentalidade.

Deixem se das mensagens negativas!

Espero bem que ele possa regressar aos golos o mais rápido possível, e pode ser que sábado no Jamor seja o dia certo.

Qual foi o teu ponto alto, e o mais a sério desta partida? Deixem os vossos comentários.

share on:
Michael Gonçalves

Michael Gonçalves

Desde miúdo que o Benfica faz parte da minha vida. Sou Luso-Americano, mas tenho o coração em Portugal. Enquanto que o sonho de ser jogador profissional não deu certo, agora tento transmitir as minhas ideias e a minha paixão pelo Benfica em palavras. Na vida pode se trocar de mulher, mas nunca se troca de clube!