A equipa principal de voleibol masculina do Sport Lisboa e Benfica desloca-se hoje a Espinho, num encontro relativo à 1ª jornada do Campeonato Nacional.
ADVERSÁRIO SENSAÇÃO
Ninguém esperava um registo tão competente da turma espinhense.
Após a conquista do título de campeão nacional da 2ª Divisão na passada época, contou com um leque coeso de reforços que permitiu uma entrada em grande no Campeonato Nacional.
Atualmente no 7º posto da tabela classificativa, a Académica de Espinho soma 15 pontos em 10 partidas disputadas.
Triunfaram frente ao Esmoriz GC por 3-1, e por um fio que não venceram o atual líder do campeonato, Fonte do Bastardo, ao deixarem escapar a negra nos instantes finais da partida.
Representam uma forte potência no voleibol português, e prometem fazer frente à única equipa até então invicta no Campeonato Nacional.
Contam com um dos maiores destaques individuais da presente temporada – o oposto Caio Fazanha.
- 3º maior pontuador: 163 pontos
- 2ª maior média de pontos por set: 4.94 (163/33)
Apresentam uma uma dinâmica ofensiva evidentemente focada em ataques rápidos, pelo que a preparação encarnada para a partida desta quarta-feira deverá ter sido fortemente direcionada para o setor defensivo.
O OUTRO LADO DA MOEDA
As águias têm demonstrado toda a sua qualidade nacional e internacionalmente, ao garantir uma vaga histórica para a Liga dos Campeões e, simultaneamente, manter um registo hegemónico em Portugal.
Contam com 25 pontos somados em 27 possíveis, e perseguem a renovação do título nacional a todo o gás.
O Mister Marcel Matz já demonstrou em inúmeras ocasiões que possui em mãos um plantel que lhe possibilita uma rotação saudável dos jogadores utilizados, em comunhão com exibições de altíssima qualidade.
O conjunto encarnado entra numa série de encontros de dificuldade acrescida, com o extra do retorno eminente aos confrontos europeus.
Com um bloco competente e uma taxa de receção à Benfica, tanto Caio Fazanha como até mesmo o zona 4 José Rojas, que também tem demonstrado imensa qualidade ofensiva, podem vir a ser de certo modo condicionados.
PREVISÃO
A única peça que pode ser vista como fixa numa partida deste calibre é Ivo Casas, já que se trata de um jogador que tem apresentado excelentes indicações nas mais diversas variantes da receção (78% – 65/83).
Lucas França deverá ser opção, como titular ou como suplente utilizado, dado ser o jogador com mais blocos bem sucedidos até à presente data do lado encarnado (23 blocos).
Prevejo um adversário a causar algumas dificuldades aos comandados do Mister Marcel, pelo que não é expectável uma vitória tranquila em três sets.
Esperemos que as águias se apresentem de forma coesa, com blocos defensivos bem definidos e organizados, de modo a evitar uma eventual perda de pontos.
Com toda a certeza, uma excelente partida de voleibol!