BENFICA – SPORTING: PRIMEIRO DÉRBI DA ÉPOCA

share on:

Sexta à noite há mais um Dérbi Lisboeta, o começo de um mês infernal para o Benfica.

Depois da vergonha a que assistimos Sábado no Estádio Nacional, o Benfica agora enfrenta um teste mais a sério.

Este será o 312º jogo entre os rivais, com a vantagem para o clube da Luz.

  • 136 vitorias em todas as competições (44%) | 81 vitorias no campeonato (47%)
  • 110 derrotas em todas as competições (35%) | 48 derrotas no campeonato (47%)
  • 65 empates em todas as competições (21%) | 45 empates no campeonato (28%)

Se olharmos para os golos entre os dois, o Benfica também leva vantagem, com 527 golos marcados, e 474 sofridos.

Apesar do passado estar a favor dos encarnados, todos sabemos que nestes jogos raramente há um favorito claro. Dérbi é sempre dérbi, e estes jogos normalmente acabam por ser um caso isolado do que se possa ter passado antes do apito inicial.

Ambas as equipas entram para o jogo confiantes, mas os leões provavelmente chegam mais empolgados.

Já lá vão 11 vitorias seguidas em todas as competições, e no meio desse ciclo positivo, o nosso rival carimbo a passagem à próxima fase da Liga dos Campeões. Temos que recuar ate ao fim de Setembro para encontrar o ultimo resultado negativo do Sporting (1-0 em Dortmund).

O Benfica não tem tido um ciclo assim tão dominante.

Dos últimos dez jogos, só conseguiram vencer cinco, com um desses triunfos em prolongamento na Trofa. Pelo meio, encontramos um Super Bayern, as únicas derrotas desde o desaire em casa diante o Portimonense no início de Novembro.

Estatisticamente, conseguimos perceber que não há uma vantagem notável para qualquer destes clubes. Então, o que podemos esperar do dérbi?

A ausência do capitão leonino é certamente a mais notável, mas sem João Palhinha no meio-campo também se pode notar a diferença.

Ruben Amorim tem Daniel Bragança, Ugarte e Matheus Nunes que podem preencher um lugar no centro do terreno, mas a verdade é que nenhum deles tem as capacidades para destruir jogo e antecipar como o internacional português.

Imagino que sejam duas ausências muito difíceis de ultrapassar neste jogo; pelo menos deviam de ser, mas só o resultado o dirá.

Na minha opinião, e certamente a de muitos é que a base deste Sporting começa em Adán, quem eu acho um guarda-redes fantástico, e continua na defesa com Coates até chegar ao Palhinha. E para mim, não importa se entrar o José ou o Manel para o lugar de qualquer um deles, no plantel do Sporting, não há alternativas ao mesmo nível desses três.

E para ser totalmente honesto, podemos dizer o mesmo do nos plantel.

Se nos falta Otamendi, Weigl e João Mário, temos alternativas, mas nenhumas do mesmo nível que possam oferecer as mesmas capacidades dentro do campo.

Sem o capitão, Luís Neto será titular na defesa do Sporting? Ruben vai optar por lançar Esgaio na linha de três? Para já não sabemos, mas uma estatística importante aqui é; o Sporting tem a melhor defesa do campeonato, mas de lembrar que Coates tem jogado 90 minutos nos jogos todos do campeonato.

Só não jogou em quatro jogos esta época, uma delas em casa na derrota pesada contra o Ajax.

Agora, esperar para ver se Jorge Jesus vai conseguir aproveitar esta ausência de peso do lado do Sporting.

Para mim, esta tem de ser uma vantagem clara que temos de explorar.

E como é que se aproveita? Vamos ver um ataque com velocidade; Rafa, Darwin e Everton? Todos capazes de ir no um contra um, oferecem capacidades para pressionar alto, e claro, o ataque à profundidade.

Ou será que Jorge Jesus vai optar por um jogador mais fixo no centro de ataque; Rafa, Yaremchuk/Seferovic e Darwin?

Esta ideia oferece velocidade nas alas, Rafa que pode fletir para o meio e ocupar espaço entre linhas, e um avançado que esperamos possa aparecer na zona de finalização.

Sabendo que Feddal e Ignacio vão a jogo, e que as outras prováveis alternativas passam por Neto, Esgaio ou Matheus Nunes, eu apostava num ataque de velocidade para começar o jogo. E depois se for preciso um jogador mais possante para ir à luta, então depois lançava Yaremchuk ou Seferovic.

Do lado defensivo, as coisas não serão fáceis.

Tendo em conta que o Sporting tem a tendência de atacar pelo seu lado esquerdo (97 cruzamentos), Gilberto, Lazaro ou até Diogo vão ter de estar muito atentos.

Diogo vem de uma longa paragem, e alem de estar disponível, imagino que não seja titular. Dos outros dois, Gilberto oferece mais segurança a defender, enquanto Lazaro dá mais velocidade no ataque.

Do outro lado, Grimaldo e Vertonghen vão ter que aguentar Pedro Gonçalves. Ele que leva oito golos em todas as competições esta época, e que também marcou dois golos na derrota do Sporting por 4-3 na Luz a época passada.

Ele aparece muito bem na zona entre Grimaldo e Vertonghen, por isso a atenção de Otamendi na dobra vai ser fundamental.

O Benfica vai conseguir ser a primeira equipa a derrotar o Sporting no campeonato? Ou além das ausências, Ruben Amorim vai ser capaz de montar uma estratégia para pelo menos conseguir um empate na Luz?

Estão confiantes para este jogo? Incertos? Deixe a sua opinião e o palpite nos comentários.

share on:
Michael Gonçalves

Michael Gonçalves

Desde miúdo que o Benfica faz parte da minha vida. Sou Luso-Americano, mas tenho o coração em Portugal. Enquanto que o sonho de ser jogador profissional não deu certo, agora tento transmitir as minhas ideias e a minha paixão pelo Benfica em palavras. Na vida pode se trocar de mulher, mas nunca se troca de clube!

1 Comment

Comments are closed.