BENFICA – SPORTING: DEPOIS DO APITO FINAL

share on:

Uma derrota sexta-feira em pleno Estádio da Luz no Dérbi Lisboeta deixou o Benfica a quatro pontos dos seus rivais, e os adeptos insatisfeitos.

O Benfica teoricamente teve mais tempo de descanso e preparação tendo em conta o jogo no Estádio da Jamor o Sábado passado. Se as exigências num dérbi já eram altas, esse detalhe fez com que estivessem ainda mais altas.

Juntando a isso as ausências confirmadas de Palhinha e Coates, só podíamos ter um resultado final nesta partida. Eram essas as nossas expectativas e exigências, mas claramente Jorge Jesus falhou e por muito na preparação.

É absolutamente incompreensível como jogamos em casa contra um rival, sem dois dos seus melhores jogadores, e parecia que estávamos completamente surpreendidos como se apresentaram no jogo.

Jorge Jesus parecia que não tinham soluções, e muitos adeptos chegaram ao ponto de não aguentar mais.

Do outro lado, o campeão em título saiu do Estádio da Luz com uma imagem que já tem sido hábito; uma equipa confiante, competente, e capaz de se adaptar às várias exigências do jogo.

Na primeira parte, o Benfica fez um remate à baliza de Adán com o cabeceamento de Grimaldo que o guarda-redes espanhol sacudiu a punhos. Apesar desse lance, o Benfica teve bola, mas não consegui criar oportunidades.

Compactos e organizados sem bola, ficou bem claro que o Benfica teria de fazer mudanças para desmontar a melhor defesa do campeonato português.

Os encarnados tiveram as suas oportunidades na partida, e claramente saem com o sentimento de que podiam e deviam ter feito melhor, mas a exibição no total foi inadmissível.

PONTO ALTO

Os Adeptos | Independente dos resultados, treinadores, jogadores, ou do frio, há sempre algo que fica; os adeptos.

Com as alterações impostas devido aos casos elevados de COVID, a necessidade de um teste negativo fez com que muitos adeptos não pudessem ir ao jogo. Por outro lado, muitos por motivos pessoais optaram por não ir. Mesmo assim, foram mais de 40,000 no estádio preparados para empurrar a equipa para a vitória, e foram incansáveis.

Na antevisão do jogo, Jorge Jesus disse que queria que os adeptos estivessem presentes, porque a equipa precisava deles. Afinal, os adeptos fizeram a sua parte, mas pelos vistos, o técnico português na fez a dele.

Foram mais de 90 minutos sem ter muito para festejar. Salvo erro, o maior festejo foi no golo anulado a Paulinho na primeira parte.

Para os adeptos que assistiram no estádio ou em casa; nós merecemos mais a melhor do que o que se viu. Não vão ser os resultados nem as exibições que nos façam desistir de apoiar a equipa, e quarta-feira, lá estaremos mais uma vez.

AGORA, MAIS A SÉRIO

Seria muito fácil apontar o dedo a vários casos individuais de jogadores que estiveram bem abaixo do que se esperava. Mas, como eu disse há pouco tempo, cá estarei para aplaudir quando for merecido, e também para criticar nos momentos que for preciso.

⚠️ Jorge Jesus | Por vezes, sinto que o técnico português é desvalorizado, ou até vitima do seu passado. Parece me a mim que independente dos resultados ou das exibições, nunca será o suficiente para muitos. Podíamos vencer a Liga dos Campeões, e o assunto no final certamente teria algo a ver com Jorge Jesus.

Sexta-feira, o Benfica começou um mês dificílimo. O resultado não foi bom, e a exibição muito menos.

Eu confesso que tenho sido um dos que defendeu o regresso dele, principalmente porque naquele momento, dadas as circunstâncias, achei tal como muitos que o Benfica precisava mais de Jorge Jesus do que ele do Benfica.

O Benfica vinha de uma época desastrosa em termos de resultados, e precisávamos de alguém que conhecesse os cantos da casa, e o futebol português dentro e fora das quatro linhas.

Jogo após jogo, eu e muitos continuamos a dar-lhe o benefício da dúvida. Será na esperança de vermos exibições como aquela que vimos diante o Porto no Estádio da Luz depois da morte de Eusébio? Paixão, garra, empenho, e um estilo de jogo definido.

Quanto mais eu vou observando as exibições, custa me dizer, mas vem me um pensamento à cabeça; estaremos a ver em Jorge Jesus o que temos visto com José Mourinho?

Treinadores com um ego do tamanho da lua, por vezes, capazes de acreditar que foram eles que inventaram o futebol, as táticas e as leis do jogo. Teimosos para darem um passo atrás e ver as coisas como são, e incapazes de se adaptarem ao futebol moderno que está constantemente a evoluir.

Repito, contra um rival sem os seus dois melhores jogadores, discutivelmente dois dos melhores no campeonato, Jorge Jesus foi incapaz de encontrar soluções.

Assistiu a 45 minutos onde a equipa parecia perdida no ataque, e cada vez que o Sporting acelerava com poucos jogadores, era um pânico total. Na segunda parte, ele teve a oportunidade de fazer mudanças para encontrar a solução, mas além das substituições que fez e cinco a dez minutos de futebol positivo, foi mais ou menos igual.

Um treinador jovem ainda no início da sua carreira, Ruben Amorim conseguiu montar uma estratégia que deixou Jorge Jesus completamente baralhado. O pior disso tudo foi que na conferência após o jogo, JJ optou por sublinhar a falta de eficácia, indicando que a exibição foi suficiente.

Jogamos em casa contra um rival. Sim, tivemos a oportunidade do João Mário, a oportunidade falhada por Rafa, e o lance de Darwin na trave, mas se formos honestos, havendo vencedor, sendo o Benfica, seria injusto.

Há muito mais para dizer, mas fico me por aqui.

Ainda não chegamos a meio da época, e não vão ser quatro pontos de atraso no início de Dezembro que nos vão fazer deixar de acreditar.

Quarta, seguimos na Liga dos Campeões sabendo que não dependemos só de nós, ou caímos para a Liga Europa. Entre nós e a passagem na Taça da Liga está o SC Covilhã, e não nos podemos esquecer; dois jogos no Dragão antes e depois do Natal.

Iremos ter um Feliz Natal, ou um Natal para esquecer?

Qual foi o teu ponto alto, e o mais a sério desta partida? Deixem os vossos comentários.

share on:
Michael Gonçalves

Michael Gonçalves

Desde miúdo que o Benfica faz parte da minha vida. Sou Luso-Americano, mas tenho o coração em Portugal. Enquanto que o sonho de ser jogador profissional não deu certo, agora tento transmitir as minhas ideias e a minha paixão pelo Benfica em palavras. Na vida pode se trocar de mulher, mas nunca se troca de clube!