BENFICA – MOREIRENSE: DEPOIS DO APITO FINAL

share on:

A verdade é que o ano é novo, também o treinador, mas mesmo assim o Benfica não se consegue livrar do pesadelo.

Numa semana em que Rui Costa veio a público falar em ainda acreditar no título, a exibição de Sábado não correspondeu com essa expectativa. Um Benfica sem chama, e sem ideias, caiu aos pés de um Moreirense que lutou com as suas armas, e um VAR que mais uma vez mostrou as suas intenções; mas já lá vamos.

Nelson Veríssimo foi a jogo com o que parecia ser um 4-3-3, só que muitas das vezes tornava se num 4-4-2.

Paulo Bernardo saltou para o onze, com Darwin e Seferovic no ataque.

Contra um adversário que sabíamos ia jogar com um bloco baixo, obviamente a preparação para este jogo falhou.

A equipa de Sá Pinto deixou que o Benfica jogasse junto às laterais. Isso tornou a equipa da casa num festival de cruzamentos sem intenções. Só o Gilberto na primeira parte fez uns seis ou sete cruzamentos que foram facilmente aliviados pela defesa adversária.

Mas, este jogo foi bem mais do que estatísticas.

AFINAL, DE QUEM É A CULPA

É sempre mais fácil apontar o dedo a um do que a 20.

Não gosto de andar sempre a recuar ao passado, mas isto torna-se num ciclo preocupante.

Quando Bruno Lage entrou para o lugar de Rui Vitória, a equipa deu uma resposta em campo. Mesmo a perder por 0-2 em casa contra o Rio Ave, a equipa superou isso e venceu por 4-2. Refiro me à vontade, à entrega, à intensidade. Viu se uma mudança clara.

Nelson Veríssimo ficou como treinador interino depois de Bruno Lage ser despedido, e nesse momento, não se viu uma resposta.

As chicotadas psicológicas geralmente pelo menos trazem vontade e entrega, com Veríssimo naquele tempo não aconteceu. Mesmo que seja por uns poucos jogos, nunca se viu.

Até conseguiu perder uma Taça de Portugal contra dez.

Para muitos, Jorge Jesus era mais problema do que solução, e não duvido disso, apesar de achar que não era ele o maior problema.

Entra Nelson Veríssimo mais uma vez; com ainda muitos desses mesmos jogadores que não lhe deram uma resposta na sua primeira experiência como treinador principal.

Descarto o jogo no Dragão, mas contra o Paços de Ferreira e Moreirense, será que não se exigia mais? Muito mais?

Eu sei que as dinâmicas não se podem criar da noite para o dia. Percebo que a alteração do sistema pode demorar algum tempo. Mas uma equipa que joga dois jogos seguidos em casa, contra dois adversários teoricamente inferiores, mostrou mais do mesmo que se viu com Jorge Jesus.

Jogadores com salários bem elevados, que andam lá por andar. Tirando dois ou três, não há ali jogadores que corram, que mostram que deixaram tudo em campo. Não há jogadores que pressionem o árbitro quando esse o merece.

Tudo muito calmo, como se fosse um jogo entre amigos.

Se esta falta de entrega não confirma o que muitos já vinham a dizer, então o Benfica vai ter que mesmo bater no fundo antes de termos mudanças à altura.

Com todo o respeito pelo Nelson Veríssimo que é a vítima neste caso, Rui Costa tem aqui um problema gigantesco para resolver. A maneira como ele resolver este problema, na minha opinião, vai ditar o seu futuro como presidente do clube.

Será que Rui Costa vai deixar que este ciclo se prolonga por mais tempo, ou finalmente vai dar um murro na mesa e acabar com esta palhaçada?

O problema não está na qualidade dos jogadores. Muitos o acham mas se o plantel do Benfica não tem as capacidades suficientes para vencer estes dois últimos adversários em casa com tranquilidade, então o que se diz de um Santa Clara que vence o campeão em título? Andamos a procurar as desculpas onde elas não existem, enquanto que o maior problema está mesmo à nossa frente, e não é de hoje…

VAR-GONHOSO

Primeiro, começo por dizer que não foi pelo erro gravíssimo do VAR que o Benfica perdeu pontos ontem. Exige se muito mais do Benfica, mas também se exige muito mais dos árbitros, o que nem sempre acontece.

Já não é a primeira vez que acontece, mas ontem ficou claro o que se passa aqui. Só não vê quem não quer.

Não há critério, não há consistência. É tudo feito no momento, com o critério que quiserem.

O golo do Moreirense nasce de não um mas sim dois jogadores em fora de jogo claro. Um desses jogadores salta à bola com Otamendi, o que condiciona a sua ação. Depois, acaba num autogolo.

Aqui não há dúvidas ou incertezas. Este é daqueles lances que é tão óbvio que mesmo o VAR a demorar mais de dez segundos para rever é crime. Esta decisão só para o VAR é que faz sentido porque em qualquer parte do mundo, é fora de jogo claro.

O pior disto tudo na minha opinião é que o Benfica vai se escondendo atrás de emails e publicações nas redes sociais.

Para quando o nosso diretor de comunicação aparece para por ordem nisto? Para quando um Benfica a olhar olhos nos olhos da Federação e a Associação de Árbitros? Será que não estão fartos de ser gozados? Já não chegam as miseráveis exibições, ainda temos que levar com o gozo dos árbitros, e depois o gozo dos rivais?

Temos um departamento de comunicação para que? Para andarem a preparar imagens bonitas no Facebook? Para mandarem emails que muita gente nem liga? Parem de ser uns anjinhos e defendam o nosso clube nas áreas que tem de ser defendido. Esconder atrás de um computador a mandar bicadas nas redes sociais só mostra uma coisa; não os temos no sítio para chamar à atenção a quem quer que seja.

share on:
Michael Gonçalves

Michael Gonçalves

Desde miúdo que o Benfica faz parte da minha vida. Sou Luso-Americano, mas tenho o coração em Portugal. Enquanto que o sonho de ser jogador profissional não deu certo, agora tento transmitir as minhas ideias e a minha paixão pelo Benfica em palavras. Na vida pode se trocar de mulher, mas nunca se troca de clube!