DECISÕES CENTRAIS

share on:

Hoje vamos falar dos centrais que o Benfica tem. Provavelmente há muito tempo que não tínhamos tantas opções com qualidade para serem lançadas a titular.

Neste momento, Roger Schmidt conta com Morato, Jan Vertoghen, Otamendi, João Victor, António Silva e Lucas Veríssimo. Para fazer esta publicação, vamos partir do princípio que a dupla titular para o treinador das águias é aquela que tem sido mais testada: Otamendi e Morato.

Certamente que os dois sul-americanos irão partir em vantagem. Fizeram praticamente todos os amigáveis desde que Otamendi voltou das férias. A questão aqui é se esta dupla será para durar. Principalmente, Otamendi.

Vamos assumir que Roger Schmidt gosta mesmo de Morato até porque tem sido publico que tem feito força para que o jovem brasileiro não saia. O jogador contratado ao São Paulo, apesar de não ser muito rápido, é forte no jogo aéreo e dispõe de uma ótima saída de bola pelo corredor central e/ou esquerdo. É um central que arrisca, por vezes de mais, com qualidade no passe vertical a queimar linhas de pressão e a meter a bola já dentro do bloco defensivo adversário. Para quem gosta de futebol ofensivo como Schmidt, esta é uma característica que o surpreendeu pela positiva.

Otamendi é um caso diferente. É um jogador que embora ainda com rendimento, já iniciou a sua fase descendente da carreira. Acaba contrato no final desta época e também pelo que se sabe, não irá renovar (sendo até possível a sua saída no mercado de inverno).

Apesar de já não ter a velocidade de outros tempos, é um jogador experiente e com características de liderança que parecem agradar ao treinador. A juntar a isso, é um jogador importante nas bolas paradas ofensivas, fazendo golos regularmente para um central, e quase toda a sua carreira foi a jogar em equipas que gostam de assumir o jogo, estando por isso, relativamente à vontade com este modelo.

Vamos já avançar para Vertoghen. Pessoalmente, não me admirava que o internacional belga fosse uma das saídas neste mercado. O central que chegou da Premier League é de todos o que mostra mais dificuldades em alta competição. Muita experiência, sempre correto para com os colegas, árbitros e adversários. Já não é o jogador que foi. Contudo, é o jogador mais internacional de sempre pela bélgica e é legítimo que queira fechar a carreira indo ao Mundial do Catar. Para isso, terá de sair para jogar regularmente. Talvez um clube belga fosse interessante para o jogador. A ficar cá, será sempre um suplente interessante e um elemento de balneário. Resta saber se o jogador quer esse papel ou até se o Benfica quer um suplente com o seu vencimento.

João Victor é para já uma incógnita. É um jogador que vem rotulado de um central bom de pés e bastante rápido. Contudo chegou lesionado e só agora começa a treinar com os colegas. Irá ter um tempo de adaptação à equipa, ao modelo, ao futebol europeu e às ideias do treinador. A ideia seria vir para jogar no imediato, mas parece que Morato ganhou espaço e para roubar o lugar a Otamendi vai ter de esperar por um castigo ou lesão do argentino.

Lucas Veríssimo também está a regressar a pouco e pouco e sendo este jogador um dos favoritos dos adeptos, ainda vai demorar a ganhar o ritmo competitivo novamente. Em condições normais, não haveria grande discussão que seria titular.

António Silva é o central de futuro. Temos aqui um miúdo cheio de atitude e que já joga como “os grandes”. Porém, esta sua primeira época ao mais alto nível deverá ser entre treinar com os A e jogar pelos B’s. Fez 18 anos recentemente e ainda terá de crescer até estar pronto para lutar de igual para igual com os grandes avançados da Primeira Liga ou de jogos europeus. Porém o treinador tem dado bastantes minutos e o jogador reúne elogios a cada jogo de preparação que faz.

Dito tudo isto, parece-me certo que Morato parte seguro nas escolhas de Roger Schmidt.
Já Otamendi é uma ato de gestão que o treinador irá ter de fazer. Irá apostar num dos líderes de balneário sabendo que o irá perder dentro de 5 ou 9 meses. Ou irá já começar a preparar a sucessão dando minutos e a titularidade ao reforço João Victor ou até ao jovem talento António Silva?

Para finalizar, dando a minha opinião, creio que o Benfica teria de preparar já a sucessão.

Não falo em encostar o central titular da seleção argentina. Acho que Otamendi, pelo que ainda joga e pelo que representa para o grupo, deveria partir como titular. Mas em jogos de menor dificuldade, Taça da Liga e Taça de Portugal, ir já dando minutos ao seu sucessor. Não só preparávamos o futuro da equipa e do clube, como também geríamos fisicamente um jogador que fará 35 anos nos próximos meses.

share on:
Bruno Francisco

Bruno Francisco

Colaborador: - Lateral Esquerdo - Bola na Rede - Pensar o Jogo - O Cantinho Benfiquista