BASQUETEBOL: HORA DE VOLTAR A GANHAR

share on:

Comecei a ver o basquetebol do Benfica em 2011/12, ou seja, há 10 épocas atrás. Comecei porque tinha começado a praticar basquetebol precisamente no ano de 2011 e tal como na época que agora terminou, fomos campeões no mesmo pavilhão: o Dragão Arena (que antes se chamava Dragão Caixa).

Não vi a fase mais épica do clube, entre os anos 80 e 90, aonde se sobressaía o Carlos Lisboa, o Jacques Conceição, José Carlos Guimarães, entre outros.

Depois dessa fase, o Benfica passou por uma fase mais conturbada, chegando mesmo a competir na Proliga. Na época 2008/09, regressa à LPB e vence o campeonato contra a AD Ovarense, repetindo o título na época seguinte, desta vez, contra o FC Porto. Os títulos foram vencidos por outro nome incontornável do basquetebol do Benfica e do nosso país e que infelizmente nos deixou há sensivelmente um mês: o Henrique Vieira.

Na época 2010/11, o Benfica falha o tri e permite o rival FC Porto ser campeão, mas na época seguinte, já sob a orientação de Carlos Lisboa, volta a ser campeão. Numa final eletrizante e que foi preciso desempatar na negra, o Benfica vence por 53-56. João “Betinho” Gomes marcou o cesto que deu o campeonato. Curiosamente, ele esteve também na festa de campeão na época 2021/22, juntamente com o Tomás Barroso. Depois disso, o FC Porto disse o “adeus” à Liga e o Benfica partiu para uma fase em que ganhou praticamente tudo, tirando uma Taça de Portugal frente ao Vitória SC de… José Silva e de Ivan Almeida.

Na época 2015/16, o FC Porto volta a entrar na Liga e vence o campeonato, apesar de o Benfica ter vencido a Supertaça e a Taça de Portugal.

Naquela equipa, pontuavam nomes como o Jeremiah Wilson que mais tarde passou a ser “português” e o ex-NBA Daequan Cook, que chegou a anotar uns incríveis 44 pontos contra o FC Porto, que ainda assim, venceu o jogo com um “buzzer-beater” de Brad Tinsley. O Benfica recupera o título na época seguinte, mas longe de imaginar que fosse ficar cinco anos sem levantar o título. Pior que ficar cinco anos sem ser campeão, foi ficar quatro anos sem vencer qualquer título, pois o Benfica ainda venceu a Supertaça de 2017 e a Taça Hugo dos Santos de 2017/18.

Aí, surgiu um rival “inesperado”: a UD Oliveirense, que treinada precisamente por Norberto Alves, venceu dois campeonatos de forma seguida: um no Dragão Caixa (ainda era assim que se chamava na altura) e outro no nosso pavilhão. Após isso, o Sporting volta a ter equipa mas o campeonato é interrompido por conta da situação pandémica. Começa outra época e o Sporting sagra-se campeão, vencendo todos os jogos que efetuou contra o Benfica, que esteve abaixo das expectativas, acabando a fase regular em 4º lugar e a perder contra o Maia Basket (que desceu de divisão) na última jornada por 95-84.

Chegava então a época 2021/22.

O Benfica muda de treinador: sai o Carlos Lisboa, que já tinha saído em 2017 mas que acabou por regressar em 2019 e entra o Norberto Alves, que deu o bicampeonato à UD Oliveirense. Saem jogadores como o Fábio Lima, Eric Coleman ou Rafael Lisboa e o Benfica vai buscar o James Farr, Dennis Clifford, Aaron Broussard e ainda com o treinador vieram o José Barbosa e o Travis Munnings. Nota ainda para o regresso de Diogo Gameiro, jogador da formação.

O Benfica acabou líder na primeira fase do campeonato, embora com o mesmo número de pontos que o Sporting, que recebeu o Benfica em março (jogo em atraso pois o jogo estava marcado para janeiro, mas devido ao covid foi adiado) e perdeu 73-89. O Sporting jogou sem o seu melhor jogador, o americano Travante Williams. O Benfica volta a derrotar o Sporting por duas vezes na 2ª fase e acaba essa mesma fase com apenas uma derrota, que foi contra o FC Porto.

Depois de eliminar o CD Póvoa por 2-0 e a UD Oliveirense por 3-0, o Benfica chega à final e derrota o FC Porto por 3-1, voltando a a vencer títulos, mas sobretudo, a ser campeão. Mas o Benfica ainda chegou a duas finais e perdeu-as para o rival Sporting. Pior do que ter perdido, foi a forma como perdeu, desperdiçando boas vantagens pontuais.

Posto isto, tendo o Benfica sido campeão e tendo o melhor plantel em Portugal, mas com uma gestão duvidosa, será que iremos voltar a ter uma fase vitoriosa? Vamos ver como corre a época 2022/23.

share on: