O que Benfica pode aspirar no grupo H com PSG, Juventus e Maccabi Haifa?
Quinta-feira o Benfica ficou a conhecer os adversários que irá ter pela frente nesta edição da Liga dos Campeões e o que se pode concluir é que se queremos estar na Champions, temos de estar preparados para lutar contra os melhores. Dito isso, na minha opinião, o Benfica claramente tem hipóteses de passar à fase a eliminar.
Começando pela equipa do pote 4 que nos saiu, teoricamente será a equipa que menos problemas irá criar ao Benfica. No entanto, subestimar o Maccabi Haifa será um erro que os pupilos de Roger Schmidt não poderão cometer.
Os atuais campeões israelitas contam com jogadores de valor como Atzili que foi o melhor marcador do campeonato passado e Dean David que fez terceiro nessa mesma classificação.
Claro que estaremos a falar de uma liga menos competitiva que as restantes deste grupo, mas não deixa de ser um clube que vem num bom momento da sua história com alguns jogadores em boa forma.
As referências individuais a ter em conta serão Atizili, David, Lavi e sobretudo Pierrot que chegou do Guingamp de França e conta já com cinco golos em sete jogos na época corrente.
Depois, realisticamente falando, temos de disputar o apuramento com a Juventus.
Este será um adversário poderoso mas que tendo em conta os anos recentes e os confrontos diretos, temos de abraçar com ambição.
A Juventus parece vir em queda livre de resultados mas parece ter planeado que esta época seria o inicio da retoma. Garantiu Pogba e Vlahovic assim como Bremer e Kostic. A missão será difícil pois Allegri também sabe que o Benfica será um rival à altura. O que parece ser um desafio para a Juventus é melhor o ambiente de um balneário que nos últimos anos tantos problemas tem deixado passar para fora.
Por fim, o pote 1 decidiu entregar ao Benfica um adversário de elevado calibre. O PSG de Messi, Neymar e Mbappé.
A frente de ataque da equipa parisiense é de meter respeito mas também o facto de contar com Renato Sanches faz este jogo contar com um elemento extra que vai entusiasmar os adeptos na sua visita à Luz.
Este é um dos clubes mais ricos do mundo mas que fora de França, nada tem ganho. Parece que o domínio do PSG agora orientado por Antero e Luís Campos se limita à área geográfica do próprio país. Porém, após uma época menos bem conseguida de Pochettino como treinador, Gualtier chegou para 22/23 e até as grandes estrelas parecem estar a render muito mais do que fizeram durante toda a época transata.
Messi e companhia parecem querer arrancar para um época inesquecível e talvez decisiva para este projeto árabe que não tem conseguido vingar como chegou a pensar que iria conseguir. Mas para isso, terão de superar um Benfica que também tem entusiasmado neste arranque de temporada.
Como nota final, diria que o Benfica tem boas hipóteses de continuar na Europa. Seja nos oitavos da Champions, ou num terceiro lugar com apuramento para a Liga Europa onde o Benfica teria de se assumir como candidato aos lugares finais.
Contudo, a chave do apuramento estará em vencer os dois jogos com o Maccabi Haifa e posteriormente, fazer quatro pontos com a Juventus. Desta forma, o Benfica estará bem encaminhado rumo à fase eliminatória dentro dos grandes da senhores da Europa do futebol.