Outubro será um mês longo e cheio de grandes desafios para o nosso Benfica. É um mês que pode dar para todos os lados. Podemos sair reforçados, podemos estragar o que fizemos em Setembro e podemos manter. Jogar pelo seguro é meio caminho andado para sofrer com isso.
O Benfica entrou este mês com um empate na cidade de Guimarães. Muita contestação por parte dos adeptos se levantou. Creio que não pelo empate, mas sim, pela incapacidade mostrada em campo. Efetivamente, não foi um jogo bem conseguido sendo muito abaixo daquilo que o Benfica de Roger Schmidt já mostrou este ano.
Contudo, a paragem para as seleções poderá ter tido impacto. Desgaste em muitos elementos titulares e nucleares, ausência de treinos conjuntos, etc. Já é passado. Aconteceu, continuamos em primeiro e invencíveis.
Daqui em diante, é necessário voltar ao registo que tivemos em Agosto e Setembro. É altura de ter a mesma atitude. Elevar o nível e carregar os valores do Benfica. É exigido no mínimo, grandes níveis de raça, querer e ambição. Temos de correr mais, querer mais e ter mais ambição que os nossos adversários.
O Benfica e o seu grupo de trabalho já mostrou que a vertente desportiva está acima de tudo nesta época. Já mostrou o talento que existe. Já mostrou a capacidade de trabalho que aqui mora. Agora, é agarrarmo-nos a tudo isso e impor o símbolo que carregam ao peito.
Por vezes, dizemos que no Benfica tem de haver exigência. Tem de haver, é verdade, mas exigência pode não ser sinónimo de vencer sempre. Contudo, exigência é inegociável quando falamos de vontade, coragem e atitude! Estes três fatores serão indispensáveis neste mês de Outubro.
Para ajudarmos a que isso aconteça, temos de passar para dentro de campo, para as ruas, para o autocarro, para as redes sociais e para todos os outros locais que os nossos jogadores frequentem, uma corrente de crença e confiança. Irão existir momentos melhores e outros piores, mas o que não pode existir é desconfiança, insegurança e medo.
O Benfica é enorme pela força que nós, enquanto adeptos passamos para os 11 que estão em campo a representar todos nós. O Benfica somos nós para o defender, mas o Benfica também somos nós para o apoiar e para o carregar de jogo para jogo como um segundo elemento que está sempre presente.
Por isso, a Raça, Querer e Ambição é para nós também!
Juntos, seremos imbatíveis. Não só em Outubro. Mas Sempre!