O Renato Sanches quer regressar ao Benfica. As coisas não têm corrido bem. Há aqui um factor especial que torna este negócio impossível e improvável, mas possível.
Tenho as minhas dúvidas do encaixe do Renato na equipa actual do Benfica. Mas o Renato Sanches em forma seria um jogador superlativo no Benfica e no Campeonato Português.
A dúvida é se ele consegue regressar a um pico de forma ou não. É aqui que entra o factor especial. É que se há algo que o Benfica está bastante melhor é na componente física e médica. Os jogadores estão a lesionar-se menos vezes. A maioria delas são lesões traumáticas e não musculares.
Além disso, fisiologicamente quem joga está numa forma física superior. E isto já acontece há dois anos. Logo não simplesmente um acaso da época passada. Ou seja, o Benfica tem hoje armas (leia-se Yann-Benjamin Kugel e a sua equipa) para trabalhar o físico que não tinha há alguns anos atrás.
A Roma, por exemplo, é só lesões musculares atrás de lesões musculares. O negócio com o PSG não deve ser muito complicado. O PSG não conta com o Renato e dificilmente algum clube o quererá depois de um ano onde tem menos do tempo de jogo de três jogos.
Provavelmente o Benfica deveria explorar um empréstimo com uma opção de compra relativamente baixa, talvez obrigatória a partir de um certo número de jogos (e eu sei, ironia das ironias, seria receber um jogador do PSG por empréstimo pelo terceiro ano consecutivo). A única questão aqui é o encaixe na equipa.
O Renato é um médio centro de transições e o Benfica no geral não joga muito em transições. Acho que o Renato é melhor do que lhe dão crédito num futebol mais pensado. Mas não está ao nível de um Enzo ou de um João Neves.
Depois há a outra parte do encaixe. Se o Benfica acabar por vender o João Neves, a menos que o João Mário acabe por se fixar a médio centro, o clube vai ao mercado. Eu continuo a achar que olhando para o número de soluções no trio de ataque, e com o Kokçu a contar para 10, o Benfica vai estar tentado a utilizar o Aursnes na sua posição original (que é médio centro).
Há ainda Florentino e Leandro Barreiro. A menos que o João Mário conte para aqui também, vai haver espaço para mais um. O Renato Sanches seria uma aposta de low-risk-high-reward (o custo seria mínimo) e o plantel tem profundidade suficiente para passar bem sem ele caso não voltasse ao nível esperado. Mas se corresse bem, era um jogador que poderia ser superlativo no Campeonato.
o que diz é verdade temos menos lesões devido à uma muito melhor preparação física, só que ela não é infalível e não resolve problemas de lesões cronicas basta ver o caso do draxler e do bernat e nenhuma das suas lesões foram traumáticas.
e o problema não seria o empréstimos pelo terceiro ano consecutivo dum jogador do psg seria o empréstimo de tres lesionados crónicos e dois deles já sabemos como foi.
Também acho um risco. Como dizes, as lesões constantes tornam-se difíceis de melhorar. O Renato pra mim parece que dificilmente irá conseguir jogar ao mais alto nível com consistência.
quando ele saiu do bayern também quis voltar ai sim tínhamos de o ter aproveitado, não o quiseram agora é tarde.
mesmo no inicio desta época, embora ele já apresentasse muitos sinais de problemas crónicos, tinha sido uma boa opção para suprimir a saída do enzo até porque era um risco controlado já que o neves tinha demonstrado capacidades para assumir a posição em caso de ele não aguentar fisicamente.
É claro que ele estando disponível pode ser uma mais valia para qualquer equipa. Mas ele não pode ser um jogador que a equipa tenha muita dependência dele porque não se pode contar com ele devido às lesões.