Confesso que a constante procura de algo para criticar no que diz respeito ao Roger Schmidt já cansa. Hoje, tivemos mais uma conferência de imprensa onde se falou dos mesmos assuntos do costume, e de futebol, ou do jogo em questão, nada.
Cada um de nós temos o nosso direito à crítica, e à nossa opinião. Uns podem gostar mais, outros menos, e essa crítica e a diferença em opinião é importante.
O que eu não consigo perceber, nem aceitar, é o misturar de duas coisas.
Uma coisa é achar que pessoa A, B, ou C não é a pessoa indicada para um certo cargo. Outra coisa é pegar nessa opinião, e depois tentar encontrar tudo e mais alguma coisa para alimentar essa opinião.
Eu fui um de muitos defensores de Roger Schmidt durante muito tempo. Dito isso, não sou cego e consigo criticar certas decisões do técnico alemão. Das mexidas na equipa, a certas conferências de imprensa pós jogo em que achou que fizemos um bom jogo, etc. Aceito isso tudo! Cada um vê o jogo de uma maneira diferente, e tem as suas exigências.
Mas hoje, assistimos a mais um ataque ao treinador de muita gente, essa mesma gente que o quer longe do clube.
A pergunta colocada pela SIC hoje foi sobre se o Roger Schmidt já teria falado com Rui Costa, e se acha ter condições para continuar.
Pergunta SIC ➡️ Já teve alguma conversa com Rui Costa sobre o que falhou esta época, sobre todos os títulos que o Benfica não pode conquistar. E se nessa conversa está previsto também falar sobre o seu futuro, ou se eventualmente já falou com a direção sobre o seu futuro no Benfica, e se acha que tem condições para continuar mesmo com toda esta contestação dos adeptos?
Ele responde e acaba por dizer que é difícil ter sucesso e alcançar objectivos num ambiente negativo à volta do clube e da equipa.
Eu já respondi a isso muitas vezes. A minha situação é clara, estou totalmente focado nos últimos dois jogos. Neste momento temos circunstâncias especiais em que os nosso jogadores têm que jogar. Sentimos o ambiente negativo de uma parte dos adeptos, mas para mim, não é o momento certo para pensar nisso. Depois dos dois jogos, temos tempo para pensar nisso, que nestas circunstâncias é difícil alcançar os nosso objectivos, e se temos de sempre jogar neste ambiente, como equipa, para estarem ao seu melhor nível é difícil ganhar jogos e estar ao nível exigido da competição. No momento, o meu foco está nos dois últimos jogos, preparar a equipa, e depois pensamos no resto.
Com essa resposta, muitos adeptos aproveitam e dizem que Roger Schmidt está a culpar os adeptos por não vencer títulos.
Ele já falou de haver adeptos divididos, e que não são todos. Ele já disse que podiam todos ter sido melhores durante a época (jogadores e staff). Ele já disse que estão todos chateados por não vencerem títulos. Pegar na resposta dele e mais uma vez tentar criar ruído é incrível.
Será que ele disse alguma mentira? Simplesmente disse que não é fácil trabalhar com um ambiente negativo. Qualquer pessoa no seu trabalho, num ambiente negativo, de certeza que não lhe torna o dia a dia mais fácil, nem lhe dá uma motivação extra.
Acham que mesmo os jogadores ficaram mais motivados com as interrupções devido às tochas? Das garrafas atiradas aos seus colegas ou ao seu treinador? Do cuspir em Faro?
Agora vão dizer – e quem tem a culpa desse ambiente negativo?
Roger Schmidt pode ter errado mil vezes, e podemos ter razão na nossa crítica, mas isso não torna o que ele disse mentira. Para qualquer treinador, jogador, presidente, etc., quando o ambiente à volta é um de menos confiança e união, torna tudo ainda mais difícil.
Ele podia ir a uma conferência de imprensa e criticar-se a ele própria durante meia hora, que ainda havia gente que ia conseguir encontrar alguma coisa para dizer.
Querem que ele vá embora? Têm esse direito. Não gostam das suas ideias, decisões, etc? Têm esse direito. Mas por favor, vamos deixar de com cada palavra dele, tentar criar mais ódio à volta do treinador.