Com Nico Otamendi nos Jogos Olímpicos, abre-se uma oportunidade para alguém na pré-época do Benfica e os dois maiores candidatos são: Lenny Lacroix e Joshua Wynder.
Se o António Silva for vendido até lá, o Benfica vai seguramente trazer um central novo. É algo que é impossível o Benfica não ter já previsto. Ainda por cima sabendo desde já que o Otamendi vai sair em 2025, o clube tem que começar a preparar essa saída.
Mas quer António Silva saia, quer não saia, o Benfica vai para a pré-época só com o Morato, o Tomás Araújo e o António Silva (que ainda por cima vai ter férias extra devido ao Europeu) ou o seu substituto.
Já na equipa B, o Gustavo Marques parece estar de saída, o Bajrami assinou uma renovação por dois anos que parece apontar para um empréstimo, e os centrais titulares da equipa B para o próximo ano serão provavelmente o Lacroix e o Wynder, com o João Fonseca atrás (apesar da temporada menos boa na equipa S23).
O próprio Nélson Veríssimo disse na entrevista de final de época que poderão vir alguns jogadores de fora e não me espantaria que central fosse uma das prioridades, pese embora a geração de 2006, 2007 e 2008 estar muito melhor servida de centrais (atenção especial para o Mauro Furtado e Rui Silva).
O Lacroix veio do Metz há dois anos. Começou bem mas depois acabou por perder o lugar. Acho que vai ter finalmente o espaço para se afirmar no próximo ano. Vamos ver se consegue.
O Joshua Wynder era o jogador que maiores expectativas trazia no ano passado mas acabou por ser uma desilusão. Teve duas lesões e a sua época resumiu-se a 6 jogos. Não fossem as lesões e creio que o Benfica teria boas hipóteses de ganhar até a Youth League porque muitos dos nossos problemas estiveram nos centrais (tanto na Youth League como na equipa S23).
Depois há o João Fonseca que eu tenho alguma dificuldade em prever o que vai acontecer no próximo ano. O Benfica parece gostar muito dele. E os S23 provavelmente vão ter o Gonçalo Oliveira, o Guilherme Gaspar e o Rui Silva. Há algumas decisões para tomar aqui para ver quem está em que equipa. E não acho impossível o Gonçalo Oliveira saltar já para a equipa B e o João Fonseca ficar mais um ano nos S23.
Ainda há o Bajrami. Mas eu acho que o Benfica tem que se lembrar do empréstimo do Tomás Araújo ao Gil Vicente. O Tomás Araújo ficou na pré-época do Benfica até tarde, só quase em agosto é que foi para o Gil Vicente. Por essa altura a base do clube de Barcelos já estava formada, que ainda por cima tinha jogos da qualificação para a Conference League e só em dezembro é que o Tomás passou a ser titular indiscutível no Gil Vicente. O Bajrami tem que ser emprestado o mais cedo possível para ter melhores chances de jogar.
Quer seja o Wynder, quer seja o Lacroix, quer seja até o Bajrami, algum jovem da equipa B vai fazer a pré-época na equipa principal até à primeira jornada quando o Otamendi regressar. O Lacroix leva certamente vantagem, mas o Wynder não é de deixar de parte até porque me parece melhor e mais jovem.
caso o antonio silva saia espero que contratem um novo central e não o central novo é que temos uma equipa demasiado jovem e para mais com a saída de dois jogadores experientes precisa de jogadores feitos e não de projetos temos aos montes e depois são tantos que depois a maioria não resulta.