BENFICA – BRAGA: REVERTER O CICLO MENOS CONSEGUIDO

share on:

A última semana tem sido difícil para os adeptos do Benfica, e Domingo à noite não será muito mais fácil. A equipa de Carlos Carvalhal chegou ao Estádio da Luz em boa forma, e os resultados recentes na capital portuguesa dão motivação.

Sem vitórias nos últimos três jogos em todas as competições, os encarnados tentam começar um novo ciclo positivo. O golo ao cair do pano em Estoril ditou a queda do Benfica para o terceiro lugar da classificação, um ponto atrás de Sporting e Porto.

Desde a vitória em casa contra o Barcelona, muito se tem falado que a equipa caiu em termos de eficácia e exibicionais. Eu diria que a equipa parece me igual; oportunidades criadas, só que a questão parece mais física do que tática.

É natural que se aponte o dedo a Jorge Jesus em relação ao desgaste de certos jogadores, mas acho que a tentativa de pintar uma imagem do céu a cair no Benfica está longe da verdade.

Os cinco golos sofridos em Munique não ajudaram o estado espírito dentro ou fora das quatro linhas, mas a equipa agora tem uma oportunidade para voltar às vitórias. Não só podem calar os críticos habituais, mas também as histórias que apareceram na comunicação social esta semana.  

Com quatro vitórias nos últimos cinco jogos entre os clubes, e duas seguidas no Estádio da Luz para o campeonato, a equipa Minhota tem vantagem neste aspecto.

A zona defensiva do campo tem sido um problema para o Benfica ultimamente, tendo sofrido 13 golos nos últimos cinco jogos, mas só um a contar para o campeonato. Se olharmos para o campeonato, a equipa de Jorge Jesus entra para este jogo como a segunda defesa menos batida com seis golos contra.

Do outro lado, estará um Braga que tem o quarto melhor ataque (16 golos), e a quarta melhor defesa (oito golos sofridos). E dos oito golos sofridos, em 10 jogos, só por três vezes sofreram mais do que um golo.

Tendo jogado na terça em Munique, o Benfica teve mais tempo de preparação para este jogo, e encontra se numa situação muito delicada. Nem tanto por estarem longe dos seus rivais, mas sim porque os resultados e as exibições recentes têm deixado muito a desejar.

Carlos Carvalhal tem alternado entre um 3x4x3 e um 4x2x3x1 no campeonato, com o último a ser utilizado na vitória por 3-0 contra o Portimonense na última jornada. Dois jogadores que necessitam atenção por parte dos encarnados são Ricardo Horta, ambos que já levam quatro golos no campeonato.

Yaremchuk e Darwin Nunez também entram para este jogo com quatro golos, mas olhando para a antevisão deste por parte do Jorge Jesus, pode ser que os dois não vão jogar de início.

O avançado ucraniano não fatura desde a vitória por 1-3 em Guimarães e muito se tem falado sobre os dois juntos, e que não beneficiam um ao outro. Pode ser que vamos ver uma dupla de Gonçalo Ramos e Yaremchuk para começar o jogo?

Independente do onze inicial, o Benfica pode estar a quatro pontos da liderança quando soar o apito inicial. Os adeptos vão exigir uma exibição bem conseguida e um resultado à altura para começar um ciclo difícil de jogos que se avizinha.

Menos de três pontos neste jogo pode criar um problema psicológico na equipa, e também nos adeptos.

Estão confiantes para este jogo? Incertos? Deixe a sua opinião e o palpite nos comentários.

share on:
Michael Gonçalves

Michael Gonçalves

Desde miúdo que o Benfica faz parte da minha vida. Sou Luso-Americano, mas tenho o coração em Portugal. Enquanto que o sonho de ser jogador profissional não deu certo, agora tento transmitir as minhas ideias e a minha paixão pelo Benfica em palavras. Na vida pode se trocar de mulher, mas nunca se troca de clube!