Camp Nou será o palco de mais uma noite europeia terça-feira, num jogo em que Barcelona e Benfica têm muito para resolver.
Sem vencer o Barcelona em casa na sua história, o Benfica conseguiu se livrar desse ciclo negativo na segunda jornada da fase de grupos. Um golo madrugador de Darwin Nunez no Estádio da Luz foi uma injeção de motivação que ajudou as águias a voar bem alto naquela noite.
Deste vez, num palco bem diferente, Jorge Jesus e os Benfiquistas desejam ter a mesma felicidade no final do jogo.
Já só faltam dois jogos nesta fase da competição, e em termos de classificação, a equipa da casa parte em vantagem.
Uma vitória para os pupilos de Xavi confirma a qualificação para a próxima fase, deixando Benfica e Dynamo Kyiv pelo caminho. Do outro lado, três pontos deixam os encarnados em controle do seu próprio destino.
Em caso de empate, aí temos que fazer contas.
Se o jogo ficar empatado, o Benfica fica em vantagem no confronto direto. Por isso na última jornada, o Benfica teria de vencer o Dynamo em casa, e esperar que o Barcelona não consiga vencer em Munique.
Na antevisão ao jogo, Jorge Jesus falou na vitória ser o resultado que lhe interessa.
Tem de ser essa a mentalidade desde o primeiro ao último minuto. Mas também digo que não podemos ir a Barcelona jogar à maluca e deitar tudo a perder.
Sabendo que uma viagem a Munique se avizinha, Xavi vai certamente querer resolver o assunto em casa. Agora resta saber se vão jogar um jogo aberto a tentar o knockout, ou se vão jogar com mais cautela e a jogar no erro do adversário.
O Benfica entra para jogo depois de garantiram a passagem aos oitavos de final na Taça de Portugal. Uma vitória por 4-1 em casa diante o Paços de Ferreira, num jogo que o resultado não explica bem as dificuldades que os encarnados tiveram no jogo.
Nos últimos dois jogos, a equipa encarnada marcou 10 golos, e será essa eficácia ofensiva que Jorge Jesus irá precisar em Barcelona. O trio atacante que inclui a velocidade de Rafa vai ser capaz de complicar o início da era Xavi?
Na sua estreia no banco, Xavi viu a sua equipa conseguir uma vitória pela margem mínima. Penálti marcado por Memphis Depay foi o suficiente para ultrapassar o Espanhol, mas nota se claramente que ainda há muito caminho a percorrer para esta equipa.
Dadas as dificuldades financeiras que o clube Catalão atravessa neste momento, a passagem à próxima fase seria uma alegria no meio de muita desilusão.
Depois da derrota em Lisboa, o Barcelona certamente vai querer mostrar que esse resultado não foi mais do que isso mesmo: um jogo, um resultado.
Agora resta saber qual o Barcelona que vamos encontrar. Do lado do Benfica, esperamos o mesmo que vimos em Lisboa. Equipa a procurar a profundidade com Rafa e Darwin, mas quem será o outro ao lado deles? Everton? Yaremchuck? Seferovic?
Estão confiantes para este jogo? Incertos? Deixe a sua opinião e o palpite nos comentários
Boas Mike,
São estes jogos que nos fazem sonhar… se bem que a nossa geração, será mais sofrer e “chorar”, ao invés de festejar.
Mas a situação deste novo Barça, uma equipa frágil, sem estrelas, permite-nos efectivamente sonhar com uma vitória, até porque o nosso contra-ataque é forte e a linha defensiva do Barça, é fraca, especialmente os flops do Eric Garcia e Mingueza.
Eu optaria por Rafa, como falso ponta de lança, Rafa como falso 9 e Gedson a fechar na direita-zona intermédia, a lembrar um pouco o Ramires, pois o Jordi Alba é um autêntico extremo.
Agora resta saber, se o Gedson está bem no plano físico, se bem que não gostei muito da sua prestação vs Paços.
Radonjic seria o elemento perfeito… mas lesão…
Everton não aposto nele, pois perde muitas bolas e não é objectivo e vertical!
Gonçalo Ramos de início, e o Rafa a vir mais para a direita, também uma opção.
Seja quem jogar, sem medo, para ganhar!
Carrega Benfica!!
Abraço,
Carlos
Boa Noite Carlos! Sim este Barcelona está bem longe dos Barcelona’s a que nos acostumamos ao longo dos anos, o que é vantagem para nós, pelo menos tem de ser. Acho que o onze do Benfica não será muito difícil de adivinhar, para além do ataque. Não me surpreendia ver Everton Darwin e Rafa, porque Everton tem vindo a jogar bem nos últimos dois jogos, e vê se que ele tem golo. Aproveitar a forma em Camp Nou?
Se tivesse mais tempo de jogo, também não me surpreendia ver Sef no onze, mas num jogo desta exigência, acredito que seja lançado na segunda parte. Creio que Gedson para já, não tem lugar no onze, e não sei se até tem no plantel mas só o tempo dirá.
Um abraço e Viva o Benfica!
Há pouco, queria dizer Darwin esquerda, Rafa falso 9, e Gedson com dupla função, fechar o corredor ao Jordi Alba e ajudar o Weigl e João Mário no meio.
Everton não me convence, pára muito o jogo, por vezes perdemos possibilidades de ataques rápidos, porque ele não dá a bola no momento certo. Falta-lhe objectividade e verticalidade.
Para jogar Everton, prefiro Gonçalo Ramos / Yaremchuck, Darwin e Rafa.
Vamos ver o que o mestre da táctica irá fazer…
Sefe para jogar últimos 20 minutos talvez.
Abraço.
Olá Mike,
Que desilusão!!
Otamendi que PATRÃO!!
QUE garra, entrega, classe!! Tudo o que um jogador do Benfica deveria ser, comportar-se!!
Grimaldo também num nível muito alto!!
No canto saiu a bola?? Não me fod…
Empate seria óptimo, depois deste lance do SEF sabe a derrota!!
INJUSTO!!
Nunca se pode falhar isto, ainda para mais na Champions!!
Um empate difícil de engolir depois daquele lance de Sef. Irei dar a minha opinião no Depois do Apito Final, e no nosso podcast amanhã (20h30). O Depois do Apito Final estará disponível amanhã às 7h. Abraço!