A 2ª fase do Campeonato Nacional arranca já este fim de semana, com a equipa principal masculina do Sport Lisboa e Benfica a receber a Associação Académica de Espinho às 16h00 do presente sábado.
PÉS ASSENTES NA TERRA
A 1ª fase do conjunto da Luz foi irrepreensível, representando o único emblema invicto até então na competição nacional.
Ao mesmo tempo, ‘corríamos’ palcos europeus, numa caminhada que garantiu a presença encarnada na Liga dos Campeões.
Tempos que se adivinhavam difíceis, passaram a voar. Aliás, passámo-los a voar.
Marcel Matz pegou num grupo recheado de caras novas, conquistou a Supertaça no início de outubro frente ao rival lisboeta, e de forma categórica arrancou uma época até ao momento brilhante.
Tanto ofensivamente como defensivamente, foram valorizadas em inúmeras ocasiões as alternativas que o técnico encarnado tem em mãos, com diversos reforços a garantir minutos ao longo dos passados meses.
Agora, arranca a 2ª fase do Campeonato Nacional, o grau de dificuldade sobe, e naturalmente a exigência segue pelo mesmo caminho.
O CAIO DOS TRABALHOS
A Associação Académica de Espinho é o próximo adversário do Benfica.
Terminaram a 1ª fase em 4º lugar, e vêm de uma série de 4 vitórias consecutivas.
Curiosamente, a última derrota do conjunto espinhense foi frente à turma da Luz, por 1-3, no passado dia 24 de novembro.
Como já foi mencionado anteriormente, uma das ‘ameaças’ dos visitantes tem um nome soante no plano nacional: Caio Fazanha.
Como se enquadra o oposto brasileiro num contexto estatístico individual?
- PONTOS: 262
- PONTOS/SET: 5.14
- ACES: 36
- ACES/SET: 0.71
Apresenta o melhor registo em 4 categorias, e promete continuar a brilhar na competição.
No entanto, é importante reforçar que o ‘perigo’ dos visitantes vai para além dos registos destacados de Caio:
- BLOCOS: 33 (Kaio Timbó)
- PONTOS: 200 (Henri Estangel)
Uma coisa é certa: é no mínimo evidente a divergência existente entre os bancos de ambas as equipas.
Sendo a resposta visitante progressivamente mais fraca com o passar do tempo, é preponderante arrancar em força, garantir desde cedo o set inaugural.
CONCENTRAÇÃO MÁXIMA
Causaram dificuldades aos comandados de Marcel Matz na deslocação a Espinho, e tal poderá ocorrer este fim de semana na Luz.
Com 33 blocos registados na 1ª fase, o central brasileiro Lucas Santos deverá ser aposta encarnada, perante um setor ofensivo perigosíssimo.
A estratégia espinhense deverá ser semelhante à aplicada no embate anterior: pontos rápidos, pontos rápidos!
A resposta encarnada espera-se ao mesmo nível: assertividade no bloco!
Dando continuidade às excelentes prestações, não me surpreenderia se a Associação Académica de Espinho representasse um dos 4 emblemas a apurar-se para o playoff de campeão.
No final das contas prevejo um triunfo coeso das águias, que contarão com o apoio dos adeptos em casa numa excelente partida de voleibol.
Com um arranque positivo a verificar-se, torna-se inclusivamente improvável uma distribuição pontual, apesar da forte oposição que se desloca a Lisboa no arranque da 2ª fase do Campeonato Nacional.