MUDANÇAS NO FUTSAL MASCULINO

share on:

Segundo toda a imprensa nacional, Antonio Vadillo é o principal alvo do Benfica para treinador de futsal.

Há razões para estar esperançoso e razões para não estar.

O Antonio Vadillo é o actual bicampeão europeu. Não tem tido um dos melhores plantéis do futsal mundial. Mas tem ganho a melhor prova europeia com um futsal sobretudo pragmático. E aí está a primeira questão, conseguirá meter a equipa a jogar o melhor futsal do planeta?

O Vadillo é conhecido por ser um player’s coach. Os jogadores dão sempre tudo por ele. E isso é algo que nós precisamos. Porque jogo após jogo, vamos vendo os jogadores do Benfica a quebrar psicologicamente.

Mas as questões sobre as ideias do futsal vão aparecendo sobretudo em Espanha, pois enquanto o Vadillo vai sendo o Rei da Europa, internamente o Palma tem tido muitas desilusões. Este ano nem as meias-finais do playoff chegaram. Este até é um dos motivos que pode facilitar a saída. Porque ao passo que na Europa ganha tudo, em Espanha tem sido difícil materializar títulos.

O Palma Futsal não é conhecido por facilitar saídas. Trazer o Vadillo vai obrigar certamente o Benfica a compensar monetariamente o clube.

A maior entrave a vir para o Benfica é o projecto que o Palma tem. O plantel do Palma tem muito dedo do Vadillo e do director desportivo da equipa. É um projecto pensado a vários anos. O clube tem até vários jovens jogadores (sobretudo brasileiros) emprestados em Espanha e no Brasil, já a pensar no futuro. Não será fácil convencer um treinador que tem um projecto montado a mudar de clube.

Por outro lado, o Benfica é um dos maiores clubes europeus que mais investe no futsal. Quer monetariamente, quer em estrutura, quer em infraestruturas. Há coisas que é possível fazer no Benfica que não é possível noutro clube como o Palma. Isso, e o salário que o Benfica oferece vai sempre gerar interesse.

Vamos ver o que as próximas semanas nos reservam. O Vadillo também sabe que na vida de treinador o barco pode não passar duas vezes. Ainda há três anos, o Benfica estava muito interessado no Diego Rios, e o Rios agora treina na Indonésia. Ninguém garante ao Vadillo que não é despedido do Palma daqui a meses, como o Diego Rios foi do Levante.

No entanto também é importante perceber que o próprio Vadillo, que tem um enorme mérito pelo colectivo e projecto que conseguiu criar, tem também algumas questões no ponto de vista de futsal.

Se o Benfica não conseguir avançar no Vadillo, a minha opção seria o Duda, treinador brasileiro, que teve anos e anos no El Pozo e que tem revitalizado a sua carreira no Jimbee Cartagena. Hoje se calhar é mais fácil falar nele. Acabou de eliminar o Barcelona. Mas já no tempo da escolha do Pulpis e da escolha do Mário Silva, teria sido a minha opção.

share on: