Com poucos dias até ao fecho do mercado de verão, Roger Schmidt abordou o jogo de amanhã contra o Moreirense, mas também não conseguiu fugir a algumas perguntas sobre saídas e entradas no plantel. Há clássico nesta jornada, e pode ser uma boa oportunidade para recuperar alguns dos pontos que deixamos em Famalicão na primeira jornada. Fica aqui a tradução da conferência de imprensa de hoje.
🎙️ BTV | O Moreirense venceu os primeiros dois jogos no campeonato, e é uma equipa que apresenta um futebol positivo. Acreditas que o jogo de amanhã será um jogo mais aberto?
🗣️ Sim, vamos ver. O que posso dizer é que já a época passada estiveram bem. Foi difícil jogar contra eles, jogamos lá duas vezes, num estádio mais pequeno não é fácil. Empatamos os dois jogos, o que nos diz que não é fácil vencer lá. E como dissestes, começaram bem a época. Venceram os primeiros dois jogos, e fizeram um bom jogo em Braga. Por isso, estamos totalmente focados, até nesta altura do mercado, o foco tem de ser neste jogo. Estamos bem preparados, e temos muita motivação para continuar a jogar bom futebol e vencer jogos. É isto que queremos para amanhã, e estamos preparados.
🎙️ SIC Noticias | Em relação ao mercado, e porque falou no mercado; Amdouni já está em Lisboa, também Kaboré a caminho do Benfica, o que nos pode dizer sobre estes dois jogadores? O quê que podem representar para si enquanto mais valias para a equipa?
🗣️ Em principio, temos de esperar para ver se são nossos jogadores ou não. Neste momento, ainda não assinaram nenhum contrato. É claro que Zeki Amdouni já cá está e esperamos que ele vá ser nosso jogador. Posso falar sobre ele porque estamos muito próximos de assinar. O que ele nos oferece é muita qualidade no ataque, também é um jogador que pode jogar em várias posições; como segundo avançado, como extremo, ou até como avançado único. É o perfil que procuravamos no mercado, e estamos contentes quando ele assinar o contrato hoje. Os outros jogadores, não posso falar sobre isso porque temos de esperar se há acordo ou não. Ainda procuramos um defesa direito, já disse isso a semana passada para termos o equilíbrio certo na equipa, e neste momento só temos o Alex Bah para jogar nessa posição. Então temos de esperar, e neste momento, o mercado vai acelerar agora no final, com muitas noticias, e muito interesse nos nossos jogadores, mas tendo interesse não quer dizer que vamos vender os jogadores, ou que os jogadores queiram sair. Temos de estar com atenção para que o nosso plantel esteja o mais perfeito possível no final do mercado, estamos a trabalhar para isso, e já confirmamos quatro contratações. Vendemos quatro jogadores, e possivelmente podem haver ainda mais uma ou duas mudanças até à última hora do mercado, mas neste momento só posso falar sobre o Zeki, e o meu foco total como já disse está no jogo de amanhã.
🎙️ CMTV | No último jogo frente ao Estrela disse no final, falou sobre o João Mário e disse que o jogador tinha ficado fora das suas opções devido a existir ainda a possibilidade de sair e de ter uma proposta do estrangeiro. O que lhe pergunto é, há mais jogadores na equipa do Benfica que são desejados lá fora, e que têm também propostas. Portanto perguntava-lhe o porque desta distinção, e também pergunto-lhe se não sente que pode abrir um precedente tendo em conta que João Mário é um jogador muito importante e um dos capitães da equipa?
🗣️ Não, o que eu posso dizer sobre o João é que ele quer sair, e há negociações concretas em relação a isso e é por isso que ele não estará com a equipa amanhã. Espero que ele vá sair do clube, mas se não se concretizar essa saída antes do fecho do mercado, então ele mantem se como nosso jogador, e é assim que temos de tratar estas situações. Eu já dei a minha opinião a semana passada em relação ao jogador. Ele foi um jogador importante para mim durante dois anos, e neste momento a situação é como é, por isso tenho de me focar nos jogadores que acreditam num futuro aqui no Benfica. Esta situação do João Mário é especial, e acredito que outros jogadores estão contentes por jogar no Benfica, estão totalmente concentrados, temos um bom ambiente na equipa, e estou ansioso para o jogo de amanhã.
🎙️ Reporter Não Anunciou o Canal | Desculpa insistir na questão do João Mário; para si o facto de ele querer sair na sua opinião é mais cómodo para o clube e para si que ele saia, ou gostava que ele continuasse? Fala se também na potencial saída do Marcos Leonardo, na sua opinião, é uma mais valia se ele ficar ou não? E queria também perguntar lhe se Ricardo Velho, guarda-redes do Farense está nas suas cogitações, se era um jogador que lhe interessaria para a baliza?
🗣️ Tudo que eu posso dizer sobre o mercado já o disse. Eu disse no início, os objectivos do Benfica é para vencer todas as competições, e para isso precisamos de um bom plantel, e não podemos vender todos os nossos jogadores. Obviamente que vai haver sempre alguma movimentação no mercado, mas também é claro que temos e manter qualidade no nosso plantel. Acho que já disse tudo sobre o João Mário. Ele foi um jogador importante para mim, e não estou contente por perder este jogador neste mercado. Já perdi jogadores importantes, Grimaldo, Rafa Silva, mas também percebo e respeito a situação se olhar para o lado do jogador. Não me cabe a mim para explicar a situação. Quando ele sair do clube, é provável que ele possa dar uma explicação, e acho que é assim que deve ser.
🎙️ CNN / TVI | Queria volta atrás e perguntar sobre Marcos Leonardo. Não tem sido uma das primeiras opções, e queria lhe perguntar se entre ele e o Arthur Cabral há uma preferencia da saída do Arthur Cabral?
🗣️ Já disse na última conferência ou na ante-penúltima. Temos três avançados, e se um deles não está contente com a situação, e não quer lutar pelo lugar, obviamente que temos de falar sobre isso. O Marcos é um jogador jovem, foi contratado há meio ano, e ainda acreditamos no seu potencial e qualidade. Queremos trabalhar para que ele possa evoluir e ser um avançado top do Benfica, e é esta a situação. Se há interesse de fora nos nossos jogadores quer dizer que temos bons jogadores, mas não quer dizer que os jogadores querem sair, ou que os queremos vender. Não podemos controlar o factor de haver interesse nos nossos jogadores, mas no final é nossa decisão no que decidimos. Precisamos de um bom plantel, e temos de tomar conta dos nossos jogadores.
🎙️ Sport TV | Voltando à questão do Moreirense, já falou das dificuldades que o Benfica teve quando jogou lá. Este jogo aparece também antes do clássico, pergunto lhe se vai falar com a equipa, reforçando a importância de ganhar esta partida uma vez que pode recuperar dois pontos aos dois rivais, ou três pontos a um dos dois rivais? E já agora se me permite, logo vamos ter o sorteio da Liga dos Campeões, pergunto lhe o que seria um bom sorteio, e se gosta deste novo formato de campeonato a 36 equipas?
🗣️ Claro, falamos dos nossos objectivos e o que precisamos de fazer para os alcançar. Nos últimos jogos fora de casa não conseguimos atingir uma consistência de vencer jogos como é necessário para vencermos o campeonato. Nos jogos em casa, temos mais consistência a vencer, mas temos de fazer igual fora de casa. Isto é algo muito importante para nós, e sabemos que amanhã vai ser mais um desafio difícil para nós, e queremos usar este jogo para mostrar a nossa atitude e motivação. Os últimos jogos lá controlamos o jogo, e dominámos o jogo, mas não marcamos os golos decisivos para vencer o jogo. É isto que temos de fazer amanhã. Eu fiz parte do congresso há um ano ou mais de um ano em Nyon quando falaram pela primeira vez do novo formato, e gosto desta nova ideia, é diferente, e para jogar a Liga dos Campeões em si já é fantástico porque é a melhor competição a nível de clubes no mundo, mas para ter esta situação sem ranking, com oito jogos e oito adversários diferentes, quatro em casa e quatro fora de casa. Estou ansioso para ver o sorteio logo e para ver as equipas que vamos defrontar, e estou contente com isto e que fazemos parte da competição.