ANTEVISÃO: BENFICA – BRAGA

share on:

O Benfica recebe o Braga no Domingo num jogo que promete ser bem competitivo. Além dos últimos resultados entre os dois clubes terem sido por números exagerados para os encarnados, excluindo o último, Carlos Carvalhal certamente terá observado os pormenores todos para este jogo.

Ambos chegam ao jogo depois de resultados bem diferentes.

No Estádio da Luz, o Benfica teve que lutar até ao último suspiro para poder arrancar um ponto das mãos do Rangers na quinta-feira. Veremos se o facto de a equipa de Jorge Jesus jogar com menos um jogador a partir do minuto 20 terá alguma influência nos níveis físicos do plantel.

Apesar do empate, o que teve um sabor a vitória tendo em conta as circunstâncias e a reviravolta no marcador, houve duas notas positivas na minha opinião.

Em primeiro, a capacidade de resposta por parte da equipa. Mesmo estando a perder 1-3, em casa, e com menos um jogador, a equipa não baixou os braços. Arrisco-me a dizer que com este resultado a época passada, pelo menos nos últimos meses, a equipa saia do jogo com uma goleada.

Certos momentos do jogo a equipa parecia incapaz de responder, e enquanto que se pode apontar o dedo ao técnico do Rangers que não soube gerir o jogo com dois golos de vantagem e um jogador a mais, também não podemos tirar o mérito ao Benfica. Quando se deve criticar, criticamos, mas também devemos de fazer o mesmo quando merecem o mérito.

A segunda nota positiva para mim foi o reaparecer de Rafa.

O internacional Português ao longo do seu tempo no Benfica tem tido momentos em que brilha de uma forma incrível, e depois logo a seguir passa ao lado do jogo.

Na quinta-feira, ele foi de longe o melhor em campo, quer a defender e atacar. O problema dele é chegar ao ponto de ser mais consistente, e, poder juntar a sua velocidade com o transporte da bola. Por vezes, ele quando arranca, perde a bola nos pés, o que dificulta a sua habilidade de atacar o defesa.

Espero que depois da exibição que fez, tal como Jorge Jesus disse de Darwin e Waldschmidt, também ele esteja como uma bala!

Para o Braga, uma derrota por 4-0 em Leicester na quinta-feira não foi o resultado ideal, mas também sabemos que eles entraram para esse encontro com os olhos bem postos no jogo com o Benfica.

Olhando para o historial de Carvalhal contra o Benfica, em jogos a contar para o campeonato Português, salvo erro, ele já não vence o Benfica desde a época 2004/05, numa vitória por 4-1 no Estádio do Restelo, quando comandava o Belenenses.

Ele até já defrontou o Benfica comandado por Jorge Jesus na época 2009/10 quando era técnico do Sporting. O Benfica consegui um empate a zero em Alvalade, e depois uma vitória por 2-0 no Estádio da Luz.

Desta vez, espera se um Braga forte, motivado, e a lutar olhos nos olhos.

Sabendo que a linha defensiva do Benfica ainda parece a estar com falta de conhecimento, é provável que os bracarenses tentem explorar esse fator. Também não podemos esquecer as dores de cabeça que Jorge Jesus tem tido com os defesas laterais.

Jorge Jesus vai ter de estar muito atento a Galeno, porque com a sua velocidade, e pelo que vimos contra o Rangers, o extremo do Braga tem todas as características para causar enormes estragos aos defesas do Benfica.

Tendo em conta que será o último jogo antes de uma pausa para os jogos internacionais, não espero nenhumas poupanças por parte de Jorge Jesus, a não ser que tenha um jogador mesmo no limite de lesão.

A única pergunta que eu tenho é quem vai alinhar no centro do terreno. Taarabt é provavelmente titular porque sabemos que Jorge Jesus gosta do seu perfil, agora resta saber quem vai alinhar ao lado dele.

share on:
Michael Gonçalves

Michael Gonçalves

Desde miúdo que o Benfica faz parte da minha vida. Sou Luso-Americano, mas tenho o coração em Portugal. Enquanto que o sonho de ser jogador profissional não deu certo, agora tento transmitir as minhas ideias e a minha paixão pelo Benfica em palavras. Na vida pode se trocar de mulher, mas nunca se troca de clube!