ARSENAL – BENFICA: FAÇAM COMO EM 1991

share on:

Em Atenas, o Benfica visita o Arsenal num jogo onde os encarnados são obrigados a marcar. Poderá ser este o jogo que instala alguma confiança na equipa?

No primeiro jogo desta eliminatória, o Benfica passou por muitas dificuldades na primeira parte. Durante os primeiros 20 e poucos minutos, a equipa de Jorge Jesus viu se obrigada a jogar num bloco baixo, a tentar controlar os movimentos da equipa Londrina.

Depois desse sufoco inicial, a equipa conseguiu equilibrar a partida, mas mesmo assim as oportunidades criadas foram poucas no ataque.

Com a obrigação de pelo menos marcar um golo no Estádio Giorgios Karaiskakis para poder discutir a eliminatória, o Benfica terá de abordar o jogo de uma maneira um pouco diferente do que se viu em Roma na 1ª mão.

O QUE DIZEM OS NUMEROS

Ambas as equipas atravessam momentos difíceis nos seus respetivos campeonatos.

Para a equipa de Mikel Arteta, apesar de um plantel recheado de jogadores de alta qualidade, o técnico Espanhol ainda não conseguiu encontrar consistência e estabilidade dentro das quatro linhas.

Atualmente ocupam o 11º lugar na Premier League com dez vitórias, quatro empates e 11 derrotas, somando 34 pontos. Os lugares de acesso às competições Europeias cada vez ficam mais longe, o que aumenta a importância desta competição para os Gunners. Com poucas receitas devido à pandemia, e um plantel que é composto por salários bem sorridentes, falhar o acesso à Liga dos Campeões mais uma vez poderá causar graves problemas para o clube de North London, e possibilidade mais realista passa por vencer esta competição.

Em 2021, ainda não conseguiram duas vitorias seguidas no campeonato, e dos últimos cinco jogos na Premier League, venceram um, perderam três e empataram o outro.

Como se pode perceber, este Arsenal está bem longe de ser a equipa assustadora que se viu no tempo de Thierry Henry, mas, seria um erro monumental desconsiderar um adversário que tem jogadores no ataque individualmente muito fortes.

O PASSADO JÁ NÃO VOLTA MAIS

Este será o quarto jogo em competições Europeias entre os dois clubes, e a equipa Inglesa ainda não conseguiu vencer os encarnados.

O primeiro jogo em 1991 acabou num empate a uma bola, com golos de Isaías e Rocky Rocastle, à semelhança do resultado final do jogo da semana passada.

No jogo decisivo dessa época, como é bem sabido, à exceção do Rafa, a equipa de Sven-Goran Eriksson foi a Highbury e venceu o Arsenal por 1-3 após prolongamento.

Dos três jogos já realizados, ambas as equipas marcaram em todos os jogos, e o ciclo é provável de continuar em Atenas.

COINCIDENCIA OU NÃO

Na 1ª mão no velhinho Estádio da Luz, o Benfica passou à frente do marcador a partir dos 15 minutos. Dois minutos depois, a equipa Inglesa empatou o jogo, fixando o resultado no 1-1.

A semana passada em Roma, o Benfica esteve em vantagem ao minuto 55 depois de um pênalti convertido por Pizzi. Logo a seguir, ou melhor, dois minutos depois, o Arsenal empatou o jogo.

O resultado final da 1ª mão foi igual nas duas eliminatórias, o tempo de vantagem no jogo foi igual, o Benfica volta a jogar fora de casa na 2ª mão…

Estas coincidências fazem parte da vida e do desporto, mas poderá ser um sinal do que se pode esperar em Atenas? Espero bem que sim.

EXPECTATIVA

Entre as duas equipas, nunca se sabe o que poderá acontecer. No nosso podcast, eu tinha previsto um jogo pouco agradável, e um empate a uma bola no jogo da 1ª mão. Para já, estou com 100% eficácia.

Para a 2ª mão, a minha previsão passa por um jogo um pouco mais aberto, mas mesmo assim, com nenhuma das equipas a querer sofrer cedo.

Jorge Jesus provavelmente ira voltar a uma linha a três, com o XI inicial a não passar longe do que se viu em Roma. A alteração mais certa na linha defensiva passara pela entrada de Gilberto para o lugar do Diogo Gonçalves. E no ataque, o técnico Português na minha opinião vai continuar com Darwin.

O jovem Uruguaio está claramente com falta de confiança, mas ele vai se vingar em Atenas.

Tal como aconteceu em 1991, passados 30 anos, o Benfica vai tornar a eliminar o Arsenal, e mais uma vez em prolongamento. Ao fim dos 90 minutos, espero mais um empate a uma bola, e… Darwin a marcar o golo decisivo no prolongamento para carimbar a passagem para a próxima fase da competição.

Arsenal 1-1 Benfica (1-2 após prolongamento)

share on:
Michael Gonçalves

Michael Gonçalves

Desde miúdo que o Benfica faz parte da minha vida. Sou Luso-Americano, mas tenho o coração em Portugal. Enquanto que o sonho de ser jogador profissional não deu certo, agora tento transmitir as minhas ideias e a minha paixão pelo Benfica em palavras. Na vida pode se trocar de mulher, mas nunca se troca de clube!