No final da época passada, o último podcast que fizemos teve um título de; Começamos e Acabamos Mal. Com menos de uma semana de pré-época, muitos já preparam esse mesmo título para a época que está à porta.
Com a derrota de hoje por 1-0 no jogo treino contra a equipa B, encontramo-nos nesta onda negativa mais uma vez. Mas sinceramente, há necessidade?
O clima atual que se vive à volta do clube não ajuda qualquer situação. Ganhando, muitos não querem dar o mérito a quem o merece, perdendo, aproveita-se para questionar tudo e todos. E ainda há aqueles que caladinhos até preferem a onda negativa para poderem continuar a dar valor às críticas.
Naturalmente como Benfiquistas, as expectativas estão sempre ao máximo, especialmente tendo em conta investimentos que até fazem chorar. Com ou sem contratações de luxo, o dever do Benfica tem de sempre ser para vencer o campeonato nacional, e falhando esse objetivo, em princípio será uma época falhada.
Sabendo que tudo correu mal na época passada, claramente os ânimos vão estar à flor da pele. Agora juntamos a isso as constantes conversas sobre o presidente, contratações que já foram contestadas por alguns, e claro o facto de Jorge Jesus ser o treinador, temos aqui conversa para muito tempo.
Só para relembrar, o Benfica de Jorge Jesus na sua primeira época (2009/10) fez o seu primeiro jogo amigável a sério a 12 de Julho, empatando com o Sion por 2-2. Na sua segunda época, venceu o primeiro jogo amigável a sério contra o colosso Monthey, e depois perdeu contra o Sion por 2-1. Para continuar, na sua terceira época, venceram o Fribourg Regional Team por 9-1, e depois empataram 1-1 com o Servette.
Onde é que eu quero chegar com isto…
Na época passada, em que as equipas tiveram pouco tempo de pré-época, o Benfica venceu os três jogos amigáveis a sério: 2-1 Bournemouth, 2-1 Braga, e 2-0 Rennes. E foi por ganharmos esses jogos que fomos felizes durante a época?
A exaltação neste momento por perder com a equipa B é fruto do que se viu a época passada. Uma época que ninguém pode negar que foi um desastre autêntico. Mas temos que deixar essas emoções no passado, e olhar em frente.
Em circunstâncias normais, nunca a equipa principal deve perder contra a equipa B, claro. Mas quando andamos com menos de uma semana de andamento, entrar em delírio já é ridículo, pelo menos na minha opinião.
Queremos sempre ganhar, mas eu nem me lembro de tanta exaltação quando se perdia ou empatava com os Sion’s e os Servettes, e a equipa naquele tempo já com uma ou duas semanas de mais andamento. Mas claro, por causa da época passada, mesmo um jogo no treino dividindo a equipa principal dará direito a críticas.
Estes primeiros dois ou três jogos da pré-época serão certamente para começarem a ganhar forma, trabalhar rotinas, táticas, e dar oportunidade a alguns jogadores para se mostrarem. Creio que tentar tirar conclusões destas primeiras duas semanas será extremamente difícil, e prematuro.