Faltam poucos dias para iniciar a maior competição de clubes do mundo e o Sport Lisboa e Benfica lá estará, como a sua história o exige!
Após duas eliminatórias contra o Spartak de Moscovo e PSV, entramos na fase de grupos e retificamos a desilusão do ano passado, até nisso atípico, dado que temos sido presença contínua.
O jogo em casa do PSV acabou por se tornar dramático, tendo em conta que passamos a maior parte do tempo a defender e, ao contrário do que li, não considero de todo um jogo épico e para recordar, dado que uma equipa como o Benfica, com o plantel e treinador que tem, deve fazer mais do que apenas defender praticamente todo o jogo. A expulsão não justifica a estratégia porque vemos várias equipas com dez jogadores a conseguir manter a posse de bola e a criar jogadas de ataque.
O sorteio do passado dia 26 de agosto acabou por criar um misto de sentimentos. Por um lado, vamos encontrar verdadeiras equipas de topo na europa, o que torna a competição interessante para os adeptos sedentos de grande jogos europeus; por outro lado, temos consciência que é um grupo difícil e não somos favoritos a passar aos oitavos de final.
FC Barcelona
O Barcelona é uma grande equipa, mesmo sem Messi. Tem um plantel muito forte, com jogadores de nível mundial, a que se junta uma ‘cantera’ extraordinária de onde saíram jogadores como o próprio Messi, Xavi, Iniesta, adicionados dos ainda titulares Piqué e Sergio Busquets, completados com os mais novos Pedri e Ansu Fati, duas pérolas que serão o presente e futuro do Barcelona. Acrescente-se ainda as aquisições a custo zero de Eric Garcia, Depay e Aguero.
Parece-me que o ponto mais fraco do Barcelona é mesmo o seu treinador que julgo estar inadaptado ao futebol moderno e às idiossincrasias sociais de cada um dos jogadores no mundo atual.
Teremos hipótese de derrotar o Barcelona não por causa dos jogadores, mas sim pela falta de união e harmonia que me parece que se vive no clube de há algum tempo para cá, e que não tem sido melhorada (bem pelo contrário) por Ronald Koeman.
FC Bayern Munich
O Bayern de Munique é de longe o adversário mais difícil. Tem um dos melhores goleadores da atualidade (provavelmente o melhor finalizador do mundo), um grupo de jogadores muito forte, com rápidos e bons extremos (Sané, Gnabry e Coman), uma defesa experiente com Neuer, Süle e Davies (apesar da idade) e um jogador todo-o-terreno que faz praticamente todas as posições (Kimmich).
No entanto, a grande força deste Bayern é a estratégia do seu jogo que passa, quase sempre, por colocar um rolo compressor atacante em campo com várias dinâmicas ofensivas e que nos vai obrigar a defender a maior parte do jogo com uma linha de 7 (aqui justificada pela valia do adversário).
FC Dynamo Kyiv
O último adversário, e aquele que temos obrigação de derrotar em condições normais de jogo, é o outrora gigante do leste europeu, Dynamo de Kiev (quem não se lembra da equipa que tinha Rebrov e Shevchenko).
Começamos por lhes contratar um dos melhores jogadores com a contratação de Yaremchuck, o que acabou por permitir o duplo objetivo de os tornar mais fracos e enriquecer o nosso plantel com o que parece ser um ótimo finalizador.
O Dynamo é treinado por Lucescu, uma velha raposa do futebol europeu, um treinador com muitos títulos e muitos campeonatos ganhos na Ucrânia, Turquia, etc e tenta sair da sombra do Shakhtar que tem dominado o futebol ucraniano nos últimos anos.
Vamos ter que ter cuidado com o extremo direito Tsygankov, que tem muito golo e é já a estrela da equipa, apesar dos seus 23 anos.
Em Conclusão
O Benfica vai ter uma tarefa complicada nos seis jogos que vamos realizar e a minha aposta é para uma disputa do segundo lugar com o Barcelona.
Temos obrigação de derrotar o Dynamo de Kiev nos dois jogos e esperar alguns bons resultados em casa contra Bayern de Munique e Barcelona.
Estou convencido que duas vitórias contra Dynamo, uma vitória contra o Barcelona e um empate nos restantes 3 jogos, leva-nos para os oitavos de final, a nossa grande meta. O objetivo mínimo é a passagem para a Liga Europa.
Vamos iniciar uma luta difícil e temos que estar unidos para sobreviver (futebolisticamente) num mês de setembro terrível que culminará com as eleições do nosso clube. Que vença o melhor projeto e que venha com vontade de potenciar e desenvolver o nosso histórico clube que não só de futebol se fez.
Um abraço para todos os benfiquistas, principalmente para família d’O Cantinho Benfiquista que já ultrapassou os 15,000 membros!
eu sou benfiquista tenho muito orgulho em selo sou desde que o rei EUSEBIO ENTROU NO BENFICA TENHO 76 ANOS VIVA O BENFICA
TEMOS QUE LEVAR EM CONTA O QUE O VIEIRA VEZ AO BENFICA SE NÃO FOSSE O VILARINHO E O VIEIRA O BENFICA NÃO ERA O GRANDE BENNFICA QUE É HOJE