Sem a mudança do treinador, muito se tem falado como é que o Benfica vai melhorar os índices futebolísticos de 23/24 para voltar aos títulos em 24/25.
Há algumas coisas que me parecem que vão ser relativamente imediatas. Vamos falar nelas.
Orkun Kökcü a 10. O Benfica foi das equipas que mais golos desperdiçou na temporada, e uma parte disso deveu-se à falta de eficácia do Rafa. Óbvio que é injusto acusar o Rafa de tudo, porque grande parte das oportunidades foram criadas pelo Rafa e pela sua velocidade, e outro jogador qualquer não criava as mesmas oportunidades. No entanto, o Kökcü é capaz de criar não as mesmas, mas outras oportunidades, e tem uma capacidade de finalização muito superior a um jogador normal. Só daqui creio que já vamos sentir alguma diferença.
Não vamos ter uma temporada de jogadores adaptados a laterais. Se há coisa que é seguro assumir é que o Morato não vai jogar a lateral e o Bah não vai ser o único lateral direito do plantel. Estas posições vão ficar resolvidas nas próximas quatro ou cinco semanas. E isto vai permitir ao Benfica ter muito mais largura em campo, abrir mais as defesas e ter mais espaço para entrar com o Neres, Aursnes, Kökcü, Rollheiser, Schjelderup e Gouveia.
Depois de um ano onde falhámos várias vezes no perfil dos reforços, obrigatoriamente a estrutura teve um ano a fazer correções no processo de seleção de jogadores. Rui Costa já nos disse que os alvos já estão definidos. E aos poucos vamos começar a ter novidades. Sendo este o terceiro mercado de verão desta estrutura com este treinador, há agora mais experiência para perceber o que costuma correr bem e o que costuma correr mal. E nesse aspecto acho que o perfil de jogadores vai ser diferente ao último ano. Podemos sempre dizer que se falharam uma vez, podem falhar outra. E é verdade. Nada nos garante que acertem. Mas não vai ser igual.
O regresso do Aursnes a médio ofensivo. Já disse que esperava que o Aursnes acabasse por jogar a 8, mas entretanto vão saindo notícias de que o Benfica quer manter o João Neves, e que há alguns médios ofensivos de saída. Entre quer e acontecer há uma distância. Mas se ficar, isso provavelmente quer indicar que o plano é que o Aursnes volte à posição onde fez tanta diferença em 22/23, e a equipa vai melhorar bastante só por aí.
O Leandro Barreiro é uma pista forte para o que o Benfica quer em 24/25. Se virem um jogo do Leandro Barreiro no Mainz, o homem está por todo o lado. A principal característica dele é o quão incansável ele é. É um médio de pressão. É isso que ele traz mais à equipa. E só uma equipa que planeia jogar com um gegenpressing mais intenso é que o contrataria.
Entre Marcos Leonardo, Arthur Cabral ou outro ponta de lança que chegar, o melhor ponta de lança do Benfica na próxima época não vai ter, seguramente, apenas 11 golos. Esse tipo de temporadas acontece uma vez a cada 20 anos. A estatística é o que é. Mas a probabilidade que isto volte a acontecer é baixa. Até porque desta vez não me parece que procuremos um bom jogador mas sim um bom jogador que se encaixe naquilo que o treinador quer.
Se isto tudo vai ser suficiente? Só o tempo dirá. Mas mesmo sem trazer grandes craques, a equipa vai melhor por si só, apenas com estes ajustes. Vai ser preciso mais do que estes pequenos ajustes. Mas só isto já vai fazer muita diferença.
a credulidade desta malta não me deixa de surpreender a certeza com que acham que a as posições na laterais vão ser resolvidas é extraordinária.
florentino esteve duas épocas sem alternativa só agora é que contrataram uma alternativa, e vamos ver se não ficamos na mesma caso o florentino saia.
o enzo saiu em dezembro do ano passado e entretanto não contratamos ninguém para o seu lugar, nem bom nem mau ninguém, e também não me parece que o vão fazer agora.
o ponta de lança não vai ter números baixos se o jogador contratado foi um jogador que saiba finalizar se for outro tengstedt tão ao gosto do treinador e que encaixa naquilo que ele quer.
depois se acontecer como este ano que após uma serie de sete jogos sempre a marcar o prémio for outros tantos no banco e a jogar meia dúzia de minutos por jogo dificilmente vão marcar mais nem que fosse o romario.