SOLUÇÕES À DIREITA

share on:

Pela primeira vez em vários anos (talvez desde a saída de Nélson Semedo), o Benfica tem duas opções à direita capazes de dar soluções a Roger Schmidt.

Em anos anteriores, o Benfica colmatou esta posição com a competência e polivalência de André Almeida sem nunca lhe ter arranjado um suplente que pudesse estar à altura de discutir a titularidade. Desde jogadores como Corchia até Douglas, passando pela esperança Tomás Tavares ou de internacionais como Lázaro, todos pareceram curtos para a dimensão e ambição do clube.

Em 2022/23, parece que o Benfica e a sua estrutura quiseram resolver de vez esta lacuna. Mantendo um lateral com o nível de empenho e dedicação de Gilberto e trazendo um jovem reforço cheio de potencial como Alexander Bah, parece que por aqui, poderemos dormir descansados.

Gilberto nunca será um prodígio. Não tem um nível técnico elevado e tem dificuldades em vários momentos do jogo. Seja na ocupação de espaços no aspeto defensivo, seja no cruzamento onde chegou a ter jogos de fazer 14 cruzamentos para chegar apenas uma bola.

Contudo, o jogador brasileiro trazido por Jorge Jesus, parece ter uma fonte de energia, profissionalismo, humildade, dedicação e compromisso que o levam a superar as dificuldades várias vezes durante os jogos. Aqui, sabemos que temos um jogador cheio de atitude que nem nos jogos grandes se esconde e que por vezes até sobressai.

Um aspecto interessante em Gilberto é que essas características mais psicológicas e físicas do que técnicas e táticas, fazem com que o jogador de 29 anos esteja sempre a melhorar o seu jogo ao contrário do que se poderia esperar num jogador à beira dos trinta anos. E é por aqui que tem ganho imensos pontos quando JJ o escolhia para o onze, assim como Veríssimo e agora Roger Schmidt.

Já por sua vez, Alexander Bah é um jogador de enorme potencial.

O Benfica parece ter encontrado aqui um lateral com uma propensão ofensiva equivalente à dimensão do clube. No seu currículo traz números ofensivos muito interessantes para quem parte tão atrás no terreno. Golos e assistências era o que fazer prever e até agora é isso que tem entregado. O lateral dinamarquês sempre que tem entrado (sejam jogos particulares ou oficiais) tem mexido com o jogo de forma bastante positiva.

Bah, acelera o jogo da equipa. Fisicamente é imponente. Tem capacidade de fazer o corredor e de imediato voltar atrás para tentar cumprir com o seu dever defensivo. Nos duelos, é forte e o facto de ser um lateral alto, irá dar muito jeito nas bolas paradas.

Depois, comparando com Gilberto, também ele é capaz de aparecer a finalizar só que acrescenta no capítulo de assistências. Bah parece ter um cruzamento que quando sai, já só pede um pé a encostar. Cruzamentos para zonas venenosas e tensos que prometem continuar a fazer estragos.

Resumindo, considero que seguindo a ordem natural das coisas, Bah será o titular do Benfica. Será uma questão de tempo. A qualidade inata que tem e que poderá ainda evoluir, vão fazer com que ganhe espaço até ganhar o lugar. Prova disso é o tempo que Schmidt lhe tem dado. Partiu atrás, mas tem somado minutos quase como se fosse uma substituição pré-definida do treinador.

Isso não quer dizer que Gilberto não sirva, pelo contrário. A sua atitude fará dele um excelente suplente e até um jogador que permitirá posteriormente Bah descansar existindo a rotação necessária de uma época que promete ser longa e que esperemos, cheia de títulos!

share on:
Bruno Francisco

Bruno Francisco

Colaborador: - Lateral Esquerdo - Bola na Rede - Pensar o Jogo - O Cantinho Benfiquista

1 Comment

  1. só não concordo quando diz que o gilberto é uma fonte de energia.
    gilberto não sabe dosear o esforço e são muitos os jogos em que não consegue fazer o jogo completo obrigando a substituição a maioria por obrigação já que não aguenta mais.

Comments are closed.