Aí está o tão aguardado lateral esquerdo, ou pelo menos alguém que o intuito é que seja lateral esquerdo.
O Jan-Niklas Beste é lateral esquerdo de formação (passada praticamente toda no Dortmund). Seguiu-se o Werder Bremen e um empréstimo na Holanda sem grande sucesso, dois anos no Regensburg onde fez a transição para extremo (no segundo ano) e a ascensão ao topo do futebol germânico no Heidenheim, onde foi da Bundesliga 2 até à Mannschaft em pouco mais de um ano e meio.
Ainda falta ver alguns jogos completos. Mas a primeira parte do Heidenheim vs. Bayern diz-me que a ideia de jogar a lateral esquerdo pode não ser assim tão rebuscada (e o Benfica acha que não é, na própria apresentação diz que ele é um lateral esquerdo). Nesse jogo, com o Kimmich a lateral direito, o Heidenheim esteve a primeira parte a defender muitas vezes numa linha de cinco e até de seis. Numa defesa posicional contra a principal equipa do Campeonato. O habitual era o Heidenhem defender e construir numa linha de quatro. Foi sempre assim que jogaram. O Beste, como extremo esquerdo, nesse jogo ficou encarregue de anular o Kimmich, com algum sucesso. Não é um comportamento assim tão anormal num extremo de uma equipa que joga contra um candidato, mas as sensações defensivas que deixou nesse jogo são boas.
É um jogador muito franzino. Tem mais 1 cm que o João Neves mas é mais leve que o João Neves. É rápido. Não sei se rápido como o Rafa mas é rápido. É eléctrico, mais um jogador sempre a pressionar e muito rápido a reagir e a cair em cima do adversário. Apesar de não ser muito forte fisicamente, é agressivo (no bom sentido) e isso permite-lhe ganhar muitas bolas.
No entanto, as suas principais qualidades são a meia-distância, a capacidade de cruzamento e as bolas paradas. O Benfica dificilmente não ganhou um novo batedor de bolas paradas, pelo menos as bolas paradas que pedirem um pé esquerdo.
O Nagelsmann convocou-o para a Mannschaft em Março. No final da última época colocou-o na pré-convocatória da Seleção Alemã e disse que ele poderia jogar como lateral esquerdo.
É um jogador muito entusiasmante. Há alguns pontos de interrogação.
No Benfica não vai ter o espaço todo que tinha no Heidenheim. O Benfica quer que ele seja lateral esquerdo, onde não joga há três anos. Pode sempre ser adaptado a extremo (que em 80% dos jogos não é assim tão diferente). É um jogador contratado pelas características com a esperança que encaixe. Pelo que vi pode encaixar mas não é 100% certo. Seja como for, dificilmente não será um jogador útil. Acho que pode ser uma boa contratação.