Mais uma antevisão de Roger Schmidt, com poucas perguntas sobre o jogo com o Arouca. Enfim, em Portugal fala se pouco de futebol em certas conferências de imprensa.
Foi mais uma tentativa em procurar uma reação, ou uma certa resposta que possam alterar sem contexto. Fazem todos as mesmas perguntas, só que de uma maneira diferente. Para ter CI destas, mais vale ter uma por mês, assim não anda a dar sempre as mesmas respostas, já que dos jogos, não se importam.
Pergunta BTV ➡️ O que achas da equipa do Arouca e a época que têm conseguido?
Acho que estão a fazer uma boa época. Têm criado dificuldades para muitas equipas, têm ganho muitos jogos, marcam muitos golos e acho que são uma boa equipa. Para nós é claro que queremos acabar a época num bom nível, conseguir dois bons jogos. Amanhã o último jogo da época no nosso estádio, queremos jogar bom futebol, ganhar o jogo, e também o último jogo em Rio Ave queremos ganhar e acabar a época num bom nível. É algo que devemos a nós próprios, mas também aos nossos adeptos. Falamos sobre isso esta semana, e tivemos uma boa semana de treino. Agora, queremos transferir isso amanhã para o estádio.
Pergunta RTP ➡️ Estás a olhar para estes últimos jogos da época com um olho na próxima época, e a pensar em rodar alguns jogadores. E, podes dizer aos adeptos se amanhã será o último jogo do Rafa no Estádio da Luz?
Como disse, queremos ganhar este jogo, e nos últimos dois jogos queremos usar o plantel todo, mas vamos começar com o melhor XI. Infelizmente, será o último jogo do Rafa no Estádio da Luz. Como já esperávamos no início da época que poderia ser a sua última época no Benfica, e ele confirmou isso esta semana a mim e ao clube. É só mais uma razão para fazermos um bom jogo, e criar um bom ambiente no estádio. Ele um jogador especial, único, com muita qualidade. Ele fez épocas muito boas aqui no Benfica, e também esta época, sem sermos campeões, o Rafa fez uma boa época, basta olhar para as estatísticas. Foi um prazer trabalhar com ele durante estes dois anos, e desejo lhe muito sucesso para o futuro. Como treinador, respeito a decisão dele.
Pergunta CNN ➡️ O mister tem sido ao longo da temporada o principal alvo das críticas. O que lhe pergunto é se de certa forma se sente sozinho ou isolado no Benfica, ou se tem sempre tido o apoio da direção e de todos os seus jogadores?
Só percebi a segunda parte da pergunta, mas acho que sei o que estás a perguntar. Como já disse, o Benfica é um clube especial. A minha relação com os jogadores, o staff, o presidente, departamento médico, director desportivo, não importa o que tu achas, o que dizem na imprensa. Trabalhamos bem juntos, fazemos o melhor possível todos para sermos bons para o Benfica e alcançar os objectivos. Estou contente no Benfica. A situação esta época não foi fácil, mas mesma a época passada fomos campeões, fizemos uma boa época na Champions League. Mesmo ali tivemos alguns momentos que foram difíceis, mas é sempre assim. Fazemos parte do Benfica, e como treinador estou aqui sempre presente, e sei que não é fácil em momentos difíceis quando se perdem jogos, a tolerância para isso é mínima, mas do outro lado, também tens as coisas boas deste clube incrível, e tens de aceitar estes momentos também. Tens de estar focado no que estás a fazer, dentro de campo, temos que ter boas exibições, mostrar qualidade, e nos momentos difíceis, mostrar esta concentração, porquê é a única maneira para alcançar os objectivos e poder lidar com este ambiente, e jogar nestas circunstâncias. No momento não é fácil, é claro, estamos todos chateados quando não estamos a ganhar títulos, mas também nestes momentos temos de mostrar qualidade e atitude, não só como treinador, mas também no total como clube. No final temos de mostrar as reações certas, e ter as certas consequências para a próxima época, para mostrar que estamos preparados para lutar pelos objectivos.
Pergunta SIC ➡️ Já teve alguma conversa com Rui Costa sobre o que falhou esta época, sobre todos os títulos que o Benfica não pode conquistar. E se nessa conversa está previsto também falar sobre o seu futuro, ou se eventualmente já falou com a direção sobre o seu futuro no Benfica, e se acha que tem condições para continuar mesmo com toda esta contestação dos adeptos?
Eu já respondi a isso muitas vezes. A minha situação é clara, estou totalmente focado nos últimos dois jogos. Neste momento temos circunstâncias especiais em que os nosso jogadores têm que jogar. Sentimos o ambiente negativo de uma parte dos adeptos, mas para mim, não é o momento certo para pensar nisso. Depois dos dois jogos, temos tempo para pensar nisso, que nestas circunstâncias é difícil alcançar os nosso objectivos, e se temos de sempre jogar neste ambiente, como equipa, para estarem ao seu melhor nível é difícil ganhar jogos e estar ao nível exigido da competição. No momento, o meu foco está nos dois últimos jogos, preparar a equipa, e depois pensamos no resto.
Pergunta SportTV + ➡️ Pergunto lhe como espera ser recebido amanhã no Estádio da Luz, e se continua acreditar que para os adeptos Roger Schmidt tem condições para continuar no comando técnico?
Eu já disse o suficiente sobre essa questão.
Pergunta O Jogo ➡️ Eu pergunto lhe sobre a próxima época – já falou sobre o planeamento, eventuais consequências. Tendo em conta esta época foi um pouco aquém das expectativas dos adeptos, podemos esperar uma revolução na equipa, com muitas entradas e muitas saídas?
Temos que sempre analisar a época, para preparar a nova época. A coisa mais importante é criar o melhor plantel possível. É esse o nosso objectivo para podermos lutar por títulos. Na última época, perdemos Grimaldo, Gonçalo Ramos e Enzo Fernandez, três jogadores que eram quase sempre titulares, tivemos de fazer alterações esta época, e na próxima época será igual. Analisar a equipa, criar um bom equilíbrio, analisar individualmente os jogadores, e depois encontrar as certas contratações. Encontrar jogadores que possam nos ajudar em certos aspectos do jogo. Temos muito potencial para aproveitar, usar a pré-época para preparar, estarmos preparados para começar a nova época.