O Benfica venceu o Casa Pia na segunda jornada por 3-0, mas mesmo assim, Roger Schmidt não se escapou de algumas criticas. Com mais um jogo em casa, desta vez contra o Estrela da Amadora, a equipa de Roger Schmidt procura mais uma vitória no Estádio da Luz. Fica aqui a tradução da conferência de imprensa de hoje, onde ele abordou vários temas, e acabou por falar sobre a substituição de João Mário diante o Casa Pia.
🗣️ BTV | Amanhã o Benfica defronta o Estrela da Amadora, uma equipa que já pontuou em Braga. O que acha o ponto mais perigoso deste adversário?
💬 Em primeiro, estamos contentes por jogar outra vez, e no nosso estádio. Como dissestes, já jogaram dois jogos, e o primeiro foi de alguma dificuldade fora de casa em Braga. Se analisares bem, vê-se que é uma equipa nova, com muitos jogadores novos, e jogadores individuais. Também se vê a qualidade em transição ofensiva e defensiva, contra ataques, e são uma equipa muito física. Não foi uma tarefa fácil a época passada, e amanhã vai ser mais um jogo difícil, mas estamos bem fisicamente, tivemos uma boa semana de treino, e estamos ansioso para jogar amanhã e queremos os três pontos.
🗣️ A Bola | Di Maria e Trubin estão aptos para este jogo? E achas que Renato Sanches está em boa forma para jogar a um alto nível?
💬 Neste momento, os únicos indisponíveis são Beste, Scheljdrup, e André Gomes. Estes três ainda estão de fora, todos os outros já voltaram aos treinos, e estou contente com isso. Em relação ao Renato, cada treino é benéfico para ele. Já lá vão três semanas connosco, e claro, vê se a qualidade nos treinos. Acho que foi importante para ele ter este nível de treino, e já tínhamos previsto ele jogar alguns minutos contra o Casa Pia, mas tive de tomar outras decisões. Espero que amanhã ele tenha a oportunidade de voltar a jogar pelo Benfica, e ele está ansioso para que isso aconteça, está muito motivado, e eu estou convencido que ele está preparado.
🗣️ SIC Notícias | O facto de o Benfica ter recusado uma proposta por causa do Tomás Araújo que era pretendido em Inglaterra, se para si é uma prioridade segurar estes jogadores, e já agora em relação a isso [o mercado], se o Benfica tem essa prioridade, contratar um lateral direito, e também um segundo avançado, nomeadamente o Amdouni, diz se em Inglaterra pode estar a caminho do Benfica não sei se pode comentar essa situação.
💬 O Tomás Araújo fica com 100% de certeza. Ele esteve bem a época passada como terceiro central, ele já tinha jogado alguns minutos, mas estávamos ansiosos por esta época para ele ganhar outro estatuto na equipa. Ele esteve bem na pré-época, e neste início da época tem estado sempre no XI inicial, e na minha opinião ele é um jogador com muito talento e é importante para ele jogar agora no Benfica, do que sair antes de começar a jogar. É claro que a nossa situação em relação aos centrais é boa. Temos muito qualidade, e vamos ver o que acontece.
💬 Neste momento temos uma clara opção para o lado direito da defesa com Alex Bah, estamos contentes que ele esteja disponível e em boa forma mas claro tentamos encontrar opções durante a pré-época para quando ele não poder jogar. O Tiago [Gouveia] jogou alguns jogos nesta posição, e habituou-se a esta posição nos treinos, mas no último jogo ele mostrou a sua qualidade como médio. A melhor opção seria para ter uma alternativa clara nesta posição, mas só vamos tomar uma decisão se estivermos convencidos do jogador. Estamos a procurar isso, e se aparecer uma boa oportunidade, iremos a concretizar, mas também acho que podemos compensar essa lacuna com os jogadores que temos no plantel. Sabemos que Aursnes pode jogar nessa posição, quer na direita ou na esquerda. Esta época antecipamos que possa jogar mais como médio como se viu nos primeiros dois jogos, mas de qualquer maneira, é uma hipótese. Temos de sempre procurar soluções durante a época, e temos soluções, mas se tivermos uma boa solução disponível no mercado, iremos aproveitar, se não for esse o caso, mantemos as coisas como estão.
🗣️ Record | Tiago Gouveia e Orkun Kökcü foram importantes no último jogo. Está a pensar em jogar com os dois de início amanhã?
💬 Seria a primeira vez que eu anuncio o XI inicial numa conferência de imprensa. Fiquei contente com as mudanças no último jogo, foram necessárias porque acho que fizemos um bom jogo, mas falhamos algumas oportunidades e determinada altura, precisávamos de nova energia na equipa e outro tipo de jogadores no ataque. Os jogadores que entrarem, Marcos [Leonardo], Orkun [Kökcü], Tiago [Gouveia] trouxeram uma boa energia à equipa e são sempre boas opções para ter. Vamos ver. Estiveram bem, estão em boa forma, tenho de pensar sobre o XI de amanhã, mas a época toda será assim, onde temos de confiar nas nossas opções no banco. Pode ser que amanhã outros jogadores venham de ter esse mesmo impacto, com uma boa exibição e bom espírito.
🗣️ Sport TV | Acabou de dizer que gostou da resposta dos jogadores que entraram no último jogo. A minha pergunta tem a ver com que equipa vai apresentar no próximo encontro; mais próximo do XI titular dos últimos dois jogos, ou mais próxima da equipa que acabou esse jogo e conseguiu dar essa resposta já no final frente ao Casa Pia?
💬 Como treinador, eu tenho uma perspectiva diferente do jogo. Na minha opinião, é importante marcar golos, mas foi uma boa exibição nos primeiros 60 minutos, não é como se eu estivesse chateado com os jogadores que jogaram de início. Tenho de ver sempre em que condição estão os jogadores. Ainda temos um plantel em que todos os jogadores ainda não estão no mesmo nível. Temos jogadores com uma pré-época completa de seis semanas de treino, outros que regressaram da Copa América ou competições europeias, outros que regressaram de lesões, e tenho de sempre considerar isso, e no final, tomar uma decisão no XI, e quais os jogadores que possam ter mais impacto saindo do banco. É este o meu pensamento, e no final tomo a minha decisão, e depois veremos como corre o jogo.
🗣️ TVI – CNN | Perguntava-lhe se lhe colocaram em cima da mesa a possibilidade de Arthur Cabral sair por empréstimo ou em transferência, e se num caso dessa saída, não fica curto no ataque? Se o Benfica vai precisar de ir buscar um ponta de lança, se o Pavlidis e Marcos Leonardo são suficientes para atacar todas as competições?
💬 Vamos ver. Neste momento contamos com três avançados com Pavlidis, Marcos Leonardo e Arthur [Cabral]. E no final também é a decisão dos jogadores. Não é só a nossa decisão. Contratamos Pavlidis porque achávamos que precisávamos de um perfil diferente nesta posição, e neste momento ele é a primeira opção e está a jogar bem, trabalhar bem para a equipa, bom a pressionar, e a marcar golos. Na pré-época já mostrou a sua qualidade, e que ele pode jogar este estilo de futebol. É esta a situação atual. O Arthur [Cabral] está bem, fez boas exibições a época passada, esta semana no treino esteve bem, e no final, a situação para ele e o Marcos [Leonardo] é para estarem preparados para mostrar boas exibições como fez o Marcos, ele que foi infeliz com as suas oportunidades, podia ter marcado dois ou três golos na última meia hora do jogo, mas ele é capaz de ser muito eficaz como vimos a época passada. Marcou sete ou oito golos nos poucos minutos a época passada quando entrou, mas neste momento estou contente com a situação. Se tens uma situação destas com três avançados, é possível que pensem em sair do clube, posso entender, mas no final vamos ver o que vai acontecer. Não posso falar em rumores ou possíveis propostas, isso não é o meu trabalho. Se há algo para anunciar, podemos falar sobre isso, mas o mercado em si é complicado, por isso não posso abordar todos os rumores.
🗣️ CMTV | Um dos momentos que marcou o jogo com o Casa Pia foi quando substituiu João Mário, foi muito assobiado. Queria-lhe perguntar acerca do estado espírito do jogador, até porque durante esta semana saíram algumas notícias que davam conta de que o João Mário estava a forçar uma saída porque estava naturalmente descontente, e também já agora, se teve oportunidade de falar com João Mário sobre o que aconteceu?
💬 Claro, sempre falo com os meus jogadores, especialmente com os meus jogadores mais importantes que têm mais responsabilidades para com a nossa exibição. Eu não quero falar muito sobre estas coisas porque já o fiz a época passada – mas o que digo é que estamos a falar de um jogador que foi muito importante para mim no últimos dois anos. Foi um jogador fundamental, sub-capitão a seguir ao Otamendi, jogou quase tudo, tem perto de 50 golos e assistências nos últimos dois anos. Não só isso, mas o caráter dele dentro de campo, a sua responsabilidade tática, e esteve sempre a um nível top. Estamos a falar de um jogador que jogado muito bem em dois anos na minha opinião. No final isto são factos, as coisas aconteceram como tu descrevestes, eu também dei conta disso, mas não quero deixar uma opinião. Eu vejo os factos, vejo um jogador fantástico, e uma pessoa fantástica.